Há exatos 30 anos, Clésio e Adriana casavam. Talvez não imaginassem, exatamente três décadas mais tarde, que seriam prefeito e primeira-dama de Criciúma. E para comemorar a data, uma trégua na campanha. Clésio Salvaro (PSDB) está na busca incessante dos votos, da primeira hora do dia à última da noite, para tentar alcançar sua quarta eleição como mandatário da cidade, a terceira que valerá, já que ganhou em 2008, foi reeleito em 2012 (e não exerceu o mandato) e o reconquistou em 2016.
Mesmo diante de tamanha missão, ele vai encontrar um tempo para dona Adriana nesta terça-feira, 10. "À noite tenho um compromisso muito especial com minha esposa e meus filhos. Hoje estamos comemorando 30 anos de casados", comentou, com brilho nos olhos, enquanto era acompanhado pela reportagem da Rádio Som Maior e do 4oito nas agendas que cumpriu nesta manhã. "Essa agenda intensa de candidato e de prefeito não prejudica minha relação de carinho e amor", registrou, mencionando Adriana e os filhos Carolini e Ramon.
Acordando cedo
E a rotina de acordar cedo continua. "Durante esses quatro anos do meu segundo mandato eu acordo cedo, 5h ou 6h. Estou acompanhando as obras da prefeitura, onde a prefeitura tem frentes de serviço", relatou, enfatizando que as figuras do prefeito e do candidato caminham lado a lado, não tem como dissociar. "Agora, estamos há cinco dias das eleições, estamos chegando cedinho nas fábricas, nas visitamos. Só hoje já passamos por duas", disse. E isso antes das 7h30min.
Salvaro começou a terça-feira em uma empresa na Vila Macarini. Depois, foi até o Caravaggio que, mesmo em Nova Veneza, conta com empresas com muitos trabalhadores criciumenses. "A nossa preocupação, do Ricardo (Fabris, vice-prefeito) e a minha, é estar conversando com as pessoas, falar daquilo que fizemos, daquilo que pretendemos fazer", registrou.
E os adversários
O prefeito carrega na ponta da língua o discurso em relação aos seis concorrentes na eleição de domingo. "Não atacamos os adversários, eles tem sua história, tem suas qualidades, nós decidimos levar ao nosso eleitor, ao eleitor criciumense, as nossas propostas e pedidos de voto. Percebemos em cada olhar, em cada aceno, a intenção das pessoas de votar em nós, é cuidar que essa impressão se transforme em voto", sublinhou. "E mantendo aceso esse ritmo, esse trabalho", prometeu.
Entre uma visita e outra nas primeiras horas desta terça, gravações de vídeos. Salvaro faz vários, com muita assiduidade, e a assessoria com esse conteúdo abastece as redes sociais do prefeito-candidato.
Como dividir as funções?
"A administração precede qualquer outro compromisso. A gente prioriza as ações de governo", garantiu Salvaro. Até 16h, todo dia, é no Paço a agenda do prefeito, e não do candidato. "Hoje, das 13h30min às 15h, vou despachar com secretários, tem convênios, não podemos perder prazos. O governo funciona paralelo ao candidato Clésio Salvaro. Até 16h eu fico no Paço. Depois disso, todo dia tem sido assim, é ritmo de campanha, indo nas fábricas, nas lojas, empresas, no Centro, bairro, vila, onde quer que tenha um eleitor, estamos indo lá para converter essa intenção manifestada pelo carinho das pessoas, em votos", finalizou.
Agendas continuam
A Som Maior e o 4oito começaram, nesta segunda, uma série de acompanhamentos das agendas dos candidatos a prefeito. Iniciou por Dr. Anibal (MDB), passando nesta terça por Salvaro e Chico Balthazar (PT). Na quarta é a vez de Coronel Manique Barreto (Podemos) e Professor Ederson (PSTU). Na quinta, Júlia Zanatta (PL) e Rodrigo Minotto (PDT).