Em busca de uma solução viável e mais rápida para os recorrentes bloqueios na BR-101, no Morro dos Cavalos, o governo de Santa Catarina estuda a construção de um contorno viário como alternativa ao túnel previsto originalmente. A proposta foi confirmada pelo secretário adjunto de Infraestrutura do Estado, Ricardo Grando.
Segundo Grando, a determinação para iniciar os estudos partiu do governador Jorginho Mello ainda no domingo (6), após novo episódio de interdição na rodovia. “O governador determinou que nós fizéssemos um estudo com o objetivo de proporcionar um contorno no Morro dos Cavalos. Essa é uma proposta técnica que a gente já começou na segunda-feira a fazer a avaliação. A concepção é que a gente, oportunize outra alternativa que não seja o túnel", afirma o secretário, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior. "Obviamente que, no primeiro momento, a gente olha a questão topográfica e depois parte para as sondagens”, explicou.
O contorno viário seria uma solução mais viável e barata para o Morro dos Cavalos, em relação ao túnel proposto, no qual o valor da obra ultrapassaria R$ 1 bilhão. Porém, a obra do contorno depende do governo federal. "O governador foi absolutamente claro. Desde que o governo federal equacione a questão dos licenciamentos ambientais e a articulação com os indígenas para que a gente possa fazer o projeto e executar a obra", cobra Grando.
Outro ponto central da negociação é a devolução de R$ 370 milhões investidos pelo governo catarinense em obras federais durante a gestão anterior, sem ressarcimento até o momento. “Desde que o governo federal devolva os 370 milhões que o governo anterior aplicou em rodovias federais sem ressarcimento, nós pagaremos a metade da obra. Temos que ter uma devolução desse recurso. Até agora o governo federal não se posicionou nesse sentido. Esse recurso que o governo federal deve para Santa Catarina, nós estaríamos dispostos a colocar no contorno ou no túnel, se for a solução”, disse o secretário.
Caso o governo federal insista na execução do túnel, o estado pode contribuir financeiramente com esse modelo, desde que o valor aplicado anteriormente seja considerado como parte do investimento. “A determinação do governador foi que a gente encontre uma solução”, reforçou Grando.
A proposta será levada ao governo federal nos próximos dias, em reunião do governador com o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Pedro Uczai (PT). O governo catarinense espera que a iniciativa avance e que haja disposição federal em construir a solução em parceria.
Ouça, na íntegra, a entrevista do secretário ao Programa Adelor Lessa: