Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

A estreia dos candidatos de Criciúma na TV (VÍDEOS)

Salvaro homenageou. Chico e Júlia mostraram Lula e Bolsonaro. Aníbal e Cosme se apresentaram. Minotto exibiu jingle

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 09/10/2020 - 17:20 Atualizado em 09/10/2020 - 17:27
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os seis candidatos com direito a tempo de TV em Criciúma mostraram suas armas nesta sexta-feira, 9, no primeiro dia de exibição do horário eleitoral gratuito. O candidato Professor Éderson, do PSTU, não tem direito a tempo nem de rádio nem de TV, pois o seu partido não fez bancada na Câmara Federal na última eleição, critério para distribuição dos espaços. No rádio, a estreia foi mais cedo, às 7h.

Aníbal se apresenta

A campanha na TV começou com Dr. Aníbal Dário, do MDB, que não teve programa de rádio - pois o conteúdo não foi enviado a tempo -, mas esteve presente no espaço televisivo. Aníbal aproveitou seu 1min25seg para se apresentar. "Olá criciumenses, sou o Dr. Aníbal, quero que você conheça o meu jeito", começou dizendo. Depois, ele citou o carinho que tem pela cidade "que a minha família ajudou a fundar". Reforçou que quer o melhor para Criciúma, e que a cidade está "menor economicamente, mas que pode e vai voltar a ser uma grande economia, um grande polo gerador de empregos e renda".

O candidato do MDB citou que se cercará de pessoas capazes para, de forma moderna, gerir a cidade. Nesse momento ele apresentou sua candidata a vice, a professora Lisi Tuon (DEM), que apareceu na tela mas não falou. "Fique tranquilo, o que está dando certo, reconheceremos", afirmou. "É preciso avançar, e vamos avançar", destacou. Em seguida, Aníbal explicou o seu gesto habitual, a mão espalmada no peito, que inclusive é utilizada na simbologia da sua campanha à prefeitura. "Esse gesto que me acompanha há anos representa o compromisso que tenho com Criciúma", finalizou.

Na sequência, Aníbal aparece sorrindo e o jingle surge, em curta exibição, coberto por imagens da cidade e corações na tela. "Traz o teu coração com a gente, é hora de fazer diferente, é 15 pra fazer muito mais", coloca a música do candidato.

Cosme e a PM

No embalo da apresentação de Aníbal Dário, o Coronel Cosme Manique Barreto, do Podemos, seguiu a mesma linha de apresentação. Em um cenário externo, em uma praça, com verde ao fundo, Cosme ficou no vídeo praticamente os 30 segundos. "Eu sou o Coronel Manique, candidato a prefeito, agradeço por deixar entrar na sua casa. Trabalhei mais de 37 anos na PM, criamos várias ações que tornaram Criciúma uma cidade mais segura. Quero aplicar esse conhecimento em todas as áreas da administração, para criar uma cidade mais forte, tecnológica e humana. Podemos mais", destacou.

Enquanto o candidato falava, alguns dos tópicos eram expostos em caracteres na tela.

Chamou a atenção que Cosme está se identificando como Coronel Manique com ênfase, e o espaço terminou com a arte do Podemos e anunciando os candidatos a prefeito e vice e o número 19.

Salvaro e a saúde

O terceiro programa, o mais longo de todos, foi o de Clésio Salvaro (PSDB), com 3min13seg. Começou com imagens da cidade e um locutor lendo um texto que remeteu às dificuldades enfrentadas em meio à pandemia de Covid-19. "Em 2020 encaramos o desconhecido, uma ameaça invisível que se espalhou pelo mundo. Milhares de vidas foram perdidas. Acompanhamos a doença chegar, nos afastamos do trabalho, amigos e familiares. A solidão era um gesto de cuidado", destacou o texto. "O medo bateu em nossa porta, mas não podia nos paralisar", emendou.

Daí veio para o vídeo o dr. Ronald Barroso, diretor-técnico da Secretaria Municipal de Saúde. O médico contou algumas passagens na linha de frente do combate ao coronavírus em Criciúma. "Como eu estava envolvido emocionalmente, por estar longe da minha família, do meu filho, teve um colega nosso que fez uma música, encaminhou por áudio, dando força para que a gente aguentasse aquele momento. E neste momento eu despenquei mesmo, o cansaço físico e mental estava muito grande", contou, já emocionado. "Eu vi muitas pessoas, muitas pessoas, pais e filhos rezando, orando, pedindo ajuda para aquele ente na UTI. Faria tudo de novo com muito orgulho", completou, às lágrimas.

A locução voltou na sequência. "Pouco a pouco percebemos que a vida precisava continuar. Descobrimos o tamanho da nossa força, seguimos em frente, mais humanos e solidários, valorizando o que realmente importa, as pessoas, o que a gente compartilha e constrói juntos. Dias melhores se anunciam e o futuro pede passagem", colocou o texto. Entre as imagens que cobriram essa parte do programa, uma do prefeito colocando uma máscara na estátua do mineiro, na Praça Nereu Ramos.

Daí, apareceu Salvaro, falando que "uma coisa é certa, cada vida é importante, e é preciso homenagear todos os profissionais que foram para o enfrentamento, ficando isolados por até mais de 90 dias da família, para não levar o vírus para casa. Quero e vamos homenagear cada uma das vítimas com mais trabalho e disposição. A cidade não pode parar, por isso a vida em primeiro lugar, a saúde com cuidados redobrados, a preservação do emprego com a economia rodando, andando para frente. Foi assim que enfrentamos essa pandemia, e assim que Criciúma aos poucos vai vencendo", comentou o prefeito.

Na assinatura do vídeo, uma mensagem de que o programa foi dedicado às vítimas da Covid-19.

Chico e Lula

O quarto programa, de Chico Balthazar (PT), teve 1min14seg. "No ar, TV 13, o programa de Criciúma que olha para frente, com Chico Balthazar prefeito e Júlio vice", anunciou a vinheta. Em seguida, Chico se apresentou, citando os criciumenses natos e os que escolheram a cidade para viver. Na sequência, foi a vez do seu vice Júlio, que é psicólogo formado pela Unesc.

"Somos o encontro de duas gerações e uma sólida convicção, recolocar Criciúma na rota do desenvolvimento, de grande líder do sul", disse o candidato, que reproduziu no espaço de rádio o áudio do mesmo programa que foi ao ar na TV.

Em seguida apareceu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com uma mensagem direta ao eleitor criciumense. "Por isso em Criciúma Chico Balthazar está preparado para fazer as mudanças que o nosso povo precisa", disse Lula.

Após, foi apresentada uma homenagem aos profissionais da Medicina. "A pandemia revelou herois, nossas homenagens aos trabalhadores da saúde, nossos anjos de corpo, alma e coração", finalizou Chico.

Júlia e Bolsonaro

O programa de Júlia Zanatta (PL), que tem 2min03seg, foi o quinto a ir ao ar e fez bastante uso da imagem do presidente Jair Bolsonaro. Começou com uma locução lembrando que "as eleições de 2018 consolidaram nas urnas um ciclo de mudanças que começaram muito antes", com o texto sendo coberto por imagens dos protestos dos últimos anos no Brasil. Citou, ainda, que em 2018 os eleitores foram às urnas para derrubar a "política que não os representava". "A alternância entre velhos amigos que se fingem de opositores ferrenhos aosoucos foi desmascarada", anunciou a locução. Nesse instante, na tela, imagens de lideranças locais, como Clésio Salvaro, a deputada Geovania de Sá e o ex-governador Eduardo Moreira ao lado do ex-governador de São Paulo e presidenciável de 2018, Geraldo Alckmin. "E a coragem para a quebra desse ciclo encontrou sua voz em Jair Messias Bolsonaro", completou a locução.

Na sequência, foi citado que "o Brasil escolheu, e Criciúma também", mencionando que "Bolsonaro teve votação histórica", colocando na tela o percentual do presidente contra Fernando Haddad (PT), mais de 80% dos votos no segundo turno da eleição passada. "O criciumense queria mais. Essa ruptura federal precisa se repetir em nível municipal", anunciou o texto de apresentação. "Os políticos das velhas práticas sabem se disfarçar, mudam de time conforme a torcida, escolhem o lado que lhes convém", relatou o locutor. Nesse momento, apareceu na tela uma imagem de Salvaro ao lado do ex-presidente Lula.

Em seguida, aparece Júlia, do alto de um prédio na área central, com a cidade de fundo. "É nesse cenario que eu e o dr. Allison assumimos a única candiatura que representa a grande mudança que o Brasil já escolheu", afirmou a candidata do PL.

Voltou a locução: "a hora é de desmarcarar os oportunistas e valorizar em nossa cidade os valores que o criciumense ja escolheu, Deus, Pátria, família, liberdade e tolerância zero com a corrupção". Por fim, o locutor citou a oportunidade de "mudar a velha forma de fazer política, que insiste em vestir as cores de ocasião para enganar o nosso povo", e destacou que "22 é mudança, 22 é o criciumense fechado com Bolsonaro".

Minotto e o jingle

O candidato que mais explorou o jingle de campanha em sua estreia na TV foi Rodrigo Minotto (PDT), que tem espaço de 1min33seg. Antes, um texto de abertura interpretado por uma apresentadora: "nada dura pra sempre, tudo isso não veio para ficar, veio para reinventar, desacomodar, e principalmente pra mostrar o que realmente importa pra ser feliz na vida", anunciou.

Em seguida, o jingle foi apresentado. Ele é interpretado pelo candidato a vice-prefeito, o cantor Neguinho. 

A letra do jingle: "Eu quero um tempo novo, um novo dia, pra nascer a esperança, e vibrar de alegria. Quero poder confiar, ter com quem contar, e ser ouvido no que espero encontrar. Quero agora explodir de felicidade, sentir minha cidade, mais viva e sua gente feliz, é tudo que eu sempre quis. Simples assim. Quero virar a página, rever a história, seguir adiante, valorizar memória. Eu quero o novo, e não tudo de novo. Quero Minotto e Neguinho, eu quero o novo, e não tudo de novo. Quero 12, olhando pro povo".

O programa eleitoral na TV é exibido de segunda-feira a sábado às 13h e 20h30min. No rádio, nos mesmos dias, às 7h e 12h. Os programas vão ao ar até o próximo dia 9 de novembro. A eleição será no dia 15.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito