Devido ao baixo número de efetivo, desde o começo de março o Detran de Criciúma está atendendo em turno único, das 12h às 18h. Assim como tem acontecido normalmente, nesta segunda-feira, 9, a fila chegou sair pela porta. Quem teve essa experiência foi Luiz Henrique, que mora na Alemanha e está no Brasil passando férias.
“Lá na Alemanha é difícil ter fila, só para comprar sorvete, o gelatto. Eles são bem mais avançados em relação a isso”, contou. Ele trabalha como pizzaiolo no país europeu e vai ficar por aqui até fevereiro, chegou de viagem na última sexta-feira, 6. Luiz Henrique precisou ir ao Detran para renovar o documento do carro que deixou no Brasil e de sua habilitação.
A Permissão Internacional para Dirigir (PID) tem validade de um ano, a renovação que ele fez é apenas para conduzir enquanto passa férias. Segundo ele, o procedimento não foi tão demorado. “Em comparação com outros anos tá mais rápido. Eu já peguei os documentos do carro e agora tem a carteira”
Morando há 1 ano e meio na Alemanha, a diferença entre os dois países não está apenas nas filas. “A saúde mesmo, todo mundo é particular”, contou. E por aqui, a renovação continua acontecendo de maneira presencial. Luiz chegou no Detran por volta das 15h e precisou passar por três filas, saindo de lá depois das 16h.