Nícola Martins, vereador de Criciúma, encaminhou um requerimento, aprovado por unanimidade, para saber a situação das escolas municipais. Outra aprovação já havia sido realizada em 2023, quando a própria Prefeitura Municipal divulgou números oficiais informando que 20% das escolas do município não tinham alvarás, entre outros problemas.
Ao Programa Adelor Lessa, o vereador justificou a iniciativa. "Em 2023, o então secretário Celito Cardoso disse que a Prefeitura estava num processo de regularização de todas as escolas, de todas as 72 edificações que a gente tem em Criciúma nas escolas. E aí eu quero saber se nesse um ano e meio realmente foi dado o encaminhamento, porque, naquele momento, somente 20% das escolas tinham o Habite-se. O empresário, quando constrói a edificação da sua empresa, quando constrói a sua casa, só recebe autorização de funcionamento e de habitação depois de receber realmente esse Habite-se. E não é certo que somente 20% das escolas tenham esse documento", argumenta.
Nícola Martins mencionou ainda o ar condicionado nas escolas como exemplo de questões estruturais que precisam ser observadas. "O que motivou essa situação foi também a situação do ar condicionado no início desse mês, na volta as aulas, para a gente compreender que a situação estrutural das escolas vai muito além do ar condicionado. Lá em 2023, o que motivou esse requerimento que eu fiz foi a queda de parte do teto da Escola José Cesário. Então, eu quero saber como é que está, para que isso não se repita", explica.
Ouça na íntegra a entrevista do vereador Nícola Martins ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior: