Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A partir de 2020 vai ter ar condicionado nos ônibus

Lançamento de nova licitação do transporte coletivo de Criciúma em setembro vai contemplar refrigeração e outras melhorias

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 02/08/2019 - 17:27 Atualizado em 02/08/2019 - 17:30
Cena comum nos dias de verão dentro dos ônibus de Criciúma / Arquivo / 4oito
Cena comum nos dias de verão dentro dos ônibus de Criciúma / Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A instalação de aparelhos de ar condicionado nos ônibus da frota urbana de Criciúma será uma realidade a partir de 2020. A garantia é do secretário municipal da Fazenda, Celito Cardoso, levando em conta o que vai prever o edital para licitar a prestação de serviço de transporte coletivo, a ser lançado em setembro.

"É um dos editais mais complexos de se elaborar. Mas já estamos na fase final e com a meta de lançar a licitação em setembro, efetuar todo o processo e assinar contrato até o fim do ano para colocar os concessionários novos a trabalhar em 2020", destaca.

Secretário Celito Cardoso / Divulgação

O ar condicionado será um dos incrementos exigidos no edital. Por isso, no entendimento do secretário, perde efeito o projeto do vereador Dailto Feuser (PSDB), aprovado no último dia 17 pela Câmara, que exige a refrigeração em pelo menos 50% da frota. "Já é um assunto superado pois estamos por fazer a licitação, os estudos estão bem adiantados, em breve o edital estará na rua. No edital dessa nova licitação já está privilegiando o ar condicionado, principalmente nas linhas troncais e em outras que ainda não estão definidas", aponta Cardoso.

O secretário coloca com certeza que haverá ar condicionado nos troncais, que são os amarelinhos, que fazem o transporte entre os três terminais urbanos. "Com certeza estará no edital. E quem não se comprometer com isso não passará pelo edital. Não sabemos o percentual de ônibus, mas vamos trabalhar com 110 ônibus, quantos estarão com obrigação eu não sei ainda, mas o amarelinho com certeza terá", revela.

No começo do ano, a reportagem conferiu o calor dentro dos ônibus / Arquivo / 4oito

Outros detalhes, como a idade e qualidade dos veículos também constarão como critérios para o certame. "Tudo, tudo. É um dos editais mais complexos para elaboração. Vai ter que descrever linha por linha, horário por horário, tudo em detalhes. As características dos ônibus, ano de fabricação, ar condicionado e outros detalhes", observa Cardoso. 

Feuser continua

Mesmo com a leitura do secretário, de que a nova licitação aborta o debate, o vereador Feuser insiste no projeto da obrigatoriedade do ar condicionado em metade da frota. "O secretário deu uma boa notícia, mas a gente está trabalhando junto ao Executivo e ao Legislativo também, nós queremos a garantia. Está na hora de nós mudarmos esse transporte coletivo, e também queremos a garantia de que vão colocar os aparelhos e não terá aumento. Temos que trazer o usuário para as linhas de ônibus. Não ofertamos nada e estamos perdendo ano a ano o número de usuários", aponta

Feuser está buscando os votos para derrubar o veto do prefeito Clésio Salvaro. O projeto deve voltar à pauta da Câmara na segunda-feira, 5. "Precisamos que o nosso transporte seja melhorado, e muito", reforça. "Tivemos aumentos nas passagens nos últimos anos sem melhoria nos serviços", conclui.

Confira também:

 

População aprova ar condicionado nos ônibus

Câmara aprova projeto do ar condicionado nos ônibus

Câmara vota PL que exige climatização nos ônibus

O calor que se passa nos ônibus

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito