Na cobertura das Eleições 2020, a Rádio Som Maior e o Portal 4oito apresentam os resultados da primeira pesquisa de intenção de voto à prefeitura de Içara para as eleições de 15 de novembro. Trata-se do primeiro levantamento na cidade, com a assinatura do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). Na semana passada, foram apresentados os números da primeira rodada realizada em Criciúma.
Três cenários foram propostos, com seis, três e dois candidatos. Em todos lidera Dalvânia Cardoso (PP). O vereador Alex Michels (PSD) aparece em segundo lugar nos dois cenários em que seu nome é incluído, enquanto o ex-secretário Arnaldo Lodetti Júnior (MDB) só avança da terceira para a segunda posição no cenário em que há duas candidaturas postas.
Os dados da pesquisa IPC em Içara foram levantados nesta semana, nos dias 6 e 7, sendo entrevistados 500 eleitores com margem de erro de 4,3% e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) sob o número 09954/2020.
Muitos indecisos
A pesquisa espontânea ainda indica um grande número de eleitores que não sabem em quem votar: são 56,8% dos pesquisados. Dalvânia Cardoso apareceu como opção espontânea de 17,2% dos eleitores ouvidos. Outros 7,8% escolheram Alex Michels, enquanto 5,4% citaram Arnaldo Lodetti.
Toninho de Mello (PL) foi lembrado por 3,6%, enquanto o atual prefeito Murialdo Gastaldon (MDB) - que não concorre - alcançou 3,2% das citaçoes. Agenor Bombeiro (PSL) teve 1% e Lauro Nogueira (PT), 0,4%. Os que não votam em nenhum candidato chegam a 4,6%.
Com seis candidatos, Dalvânia e Alex na frente
O primeiro cenário de pesquisa estimulada oferecido pelo IPC aos eleitores içarenses colocou seis possíveis concorrentes. Dalvânia Cardoso lidera com 37% das intenções de voto. Alex Michels tem 19,2%. Toninho de Mello é o terceiro com 13,2%, à frente de Arnaldo Lodetti, que soma 11,8%. Agenor Bombeiro tem 6,6% e Lauro Nogueira, 3,2%. Os que não sabem são 4,8% e os que não escolhem nenhum desses candidatos totalizam 4,2%.
Com três, os mesmos líderes
Dalvânia e Alex também se destacam na projeção com três candidatos. A concorrente do PP soma 40,6% das intenções, enquanto o vereador pessedista tem 23%. Arnaldo Lodetti chega a 12,6%. Os indecisos são 15,6% e os que não votam em nenhum dos três, 8,2%.
PP contra MDB
No cenário que propõe apenas as candidaturas do PP e do MDB, grande vantagem para a progressista. Dalvânia alcança 51,4% das intenções de voto contra 16,6% do emedebista. Os indecisos totalizam 17,4% e os que não votam em nenhum dos dois, 14,6%.
Emedebista tem maior rejeição
A pesquisa IPC apontou o maior índice de rejeição, entre os pré-candidatos postos, para Arnaldo Lodetti, com 15,6%, seguido de perto pelo petista Lauro Nogueira, 14,2%. Toninho de Mello é rejeitado por 11,2% dos entrevistados, e 8,8% não votam em Dalvânia Cardoso. A rejeição de Agenor Bombeiro é de 6% e a de Alex Michels, 3,6%. Os que não sabem são 13,2% e os que não rejeitam nenhum desses nomes totalizam 27,4%.