O acadêmico Júlio Henrique Onghero, 27 anos, foi desafiado a fazer algo diferente no trabalho de conclusão de curso (TCC). A proposta era produzir uma faca. Mas não qualquer, uma faca feita com a técnica aço damasco. Conhecida por ter desenhos em sua superfície, resultados do processo de fabricação, a ferramenta reúne características de resistência e maleabilidade. E foram esses pontos que Júlio precisou entender bem para construir o trabalho.
“Precisei pesquisa, compreender o processo e até a história. O nome vem de Damasco, capital da Síria, onde as facas inicialmente surgiram. Hoje, a técnica é diferenciada, atual”, revela o acadêmico. Por dois semestres ele se dedicou ao TCC no curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc. No primeiro, intensificou as pesquisas. No segundo, botou o processo para funcionar.
Usando duas chapas de aço com composições químicas diferentes, Júlio conseguiu transformar o material em algo novo. “Por mais de um mês e meio vim praticamente todos os dias aqui no laboratório para trabalhar com a peça”, conta. Sob orientação do professor Alexandre Milanez os ajustes foram feitos. “A dedicação de um aluno é fundamental. Se ele realmente quer fazer um TCC com afinco, o resultado é um trabalho exemplar”, comenta Milanez.
Para chegar a fase final e ter uma faca de qualidade, Júlio ainda precisou superar um outro problema. Não havia uma lixadeira para fazer a lâmina. Mas ele resolveu isso também. Criou a máquina. “Vou deixar a lixadeira aqui no laboratório para que outros alunos também possam usar”, explicou.
A iniciativa do acadêmico, ao buscar algo diferenciado como tema de conclusão de curso, reflete a proposta que a Satc estimula, o learn by doing, ou aprender fazendo. “O Júlio desenvolveu algo novo e este conhecimento irá continuar com ele para sempre”, pondera Milanez.