Os 50 anos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) foram reconhecidos em uma Sessão Solene realizada pela Câmara dos Deputados, na manhã dessa terça-feira (3), em Brasília. A cerimônia, proposta pelo deputado federal Pedro Uczai, reuniu autoridades, reitores das universidades associadas e lideranças políticas em celebração à história e impacto da Acafe na educação e no desenvolvimento de Santa Catarina.
Em seu pronunciamento, a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou a relevância histórica e social da entidade, que congrega 14 Instituições de Ensino Superior Comunitárias. "Esse momento simboliza meio século de contribuições essenciais ao desenvolvimento do estado. A Acafe surgiu da organização da sociedade civil para atender às demandas regionais em um período de expansão econômica de Santa Catarina. Desde então, nossas Instituições Comunitárias tornaram-se referências nacionais, responsáveis por 58% da ciência produzida no estado e pela formação de professores no ensino presencial", ressaltou Luciane.
Ela também celebrou os valores éticos e o compromisso das instituições que compõem a associação. "Hoje a Acafe vive um dos melhores momentos da sua história e um dos melhores posicionamentos que tem, e ela o tem pela mão de todos aqueles que a conduzem: nossas comunidades acadêmicas, nossas forças políticas e nossa sociedade civil organizada. Muito obrigada por essa homenagem", acrescentou a presidente da Associação.
Como pedido especial, Luciane lembrou ainda da luta das instituições em prol da manutenção de seus serviços e, com isso, a possibilidade de oferecer o acesso ao Ensino Superior de excelência. "O presente que pedimos nesse aniversário de 50 anos é a regulamentação da Lei 12.881 para que o investimento público no fomento às Universidades Comunitárias possa ser realizado com segurança jurídica e de forma justa frente ao que as instituições de modelo comunitário entregam à sociedade", completou, como apelo ao legislativo.
O autor da homenagem, deputado Pedro Uczai, reforçou que as instituições que compõem a Acafe cumprem papel relevante na promoção do desenvolvimento humano, social e econômico. "Os 50 anos da Acafe representam uma transformação na vida de milhares de jovens. É impossível imaginar o estado sem a presença de vocês, que oferecem tantas oportunidades. O estado agradece profundamente ao sistema por seus avanços, conquistas e pela superação de inúmeros desafios", destacou o parlamentar.
A senadora Ivete da Silveira e o senador Esperidião Amin também reconheceram o impacto das universidades comunitárias. "Uma instituição que se tornou sinônimo de excelência e compromisso com a educação superior de Santa Catarina. Ao longo de cinco décadas a Associação consolidou-se como uma força transformadora atuando com excelência na formação de profissionais e na promoção do conhecimento em todas as regiões do estado", disse a senadora.
"Nenhuma outra inovação dos últimos 50 anos foi tão eficaz quanto as nossas instituições comunitárias. Elas 'brotaram'. Não foram criadas por nenhum governo central. Emergiram com a sua própria energia, com as suas próprias características, com as suas vocações determinadas pela sua história", complementou o senador.
Instituída em 2 de maio de 1974, a Acafe é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as 14 fundações educacionais criadas em Santa Catarina por lei dos poderes públicos estadual e municipais com o objetivo de promover a união e o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as Instituições de Educação Superior.