A Copaza, empresa do Sul de Santa Catarina, se tornou pioneira no Brasil ao lançar um novo copo plástico, 100% reciclável e biodegradável. Localizada em Içara, a indústria foi a primeira do país a apresentar esta tecnologia, que permite a degradação do produto sem deixar resíduos tóxicos ou gerar microplásticos, em até três anos.
O copo, foi lançado há duas semanas, mas ainda está na fase de divulgação. Além disso, a ação faz parte de um projeto ambiental da empresa. "É um lançamento bem recente, ainda está na fase de divulgação, fase de venda, fase de estar nos mercados. E ele vem de encontro também com essa parte da economia circular, com o projeto Se Liga Me Recicla, também pertencente à Copaza", afirma o porta-voz da Copaza, Carlos Eduardo Jabur, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, nesta segunda-feira (28).
O produto possui uma enzima que garante que ele "suma" ao passar do tempo. "Em vez do polímero, do plástico, estar poluindo o meio ambiente, ele vai estar garantindo que ele vai estar sendo biodegradado, ou seja, ele vai estar sumindo ao longo do tempo", explica Jabur.
Para a produção do copo, a Copaza realizou uma parceria importante com a Brisco do Brasil. "Nós somos uma grande distribuição no Brasil e, claro, estamos sempre buscando novos parceiros, novas parcerias. E a Copaza, para copos descartáveis, foi a primeira no Brasil a estar desenvolvendo e estar trazendo essa tecnologia", afirma Jabur, que também é representante da Brisco.
O copo fabricado com a tecnologia BioSphere mantém todas as características do plástico comum — resistência, aparência, validade e reciclabilidade — e é aprovado para contato com alimentos e bebidas, com certificações internacionais.
Ouça a entrevista completa de Jabur, ao Programa Adelor Lessa: