O secretário de Estado da Saúde e vice-presidente da Região Sul do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), Acélio Casagrande, está em Brasília para reunir-se com o Ministro da Saúde Gilberto Occhi e mais três secretários de estado para analisar as prioridades do Ministério em relação aos estados e o que pode ser feito sobre um projeto de regionalização.
“Fiz uma explanação de que é precisa levantar os vazios. Queremos saber o que o Ministério pode fazer para melhorar isso. Tem recursos para avançarmos em cirurgias eletivas e humanização no pronto socorro?”, contou Acélio.
HMISC
Acélio falou ainda sobre a gestão compartilhada do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC). A Prefeitura de Criciúma responsável pelo custeio do pronto-atendimento e o Governo do Estado assume a conclusão e implantação das obras e funcionamento.
“Já estamos, inclusive, fazendo a gestão das obras com técnicos, com a engenheira Kátia (Smielevski, secretária de Infraestrutura), com a Franciele (Gava, secretária de Saúde) e com o próprio prefeito. Tanto que na semana passada já saiu a licitação para concluir o Centro de Esterilização de Instrumentos, que sem ele não dá para abrir o Hospital. Estamos agora na parte de licitar o que falta de equipamentos, revisão do prédio, obras. Estamos trabalhando em diversas frentes para abrir a maternidade com mais leitos de UTI neonatal para atender a demanda do Sul. Estamos caminhando a passos largos. Esperamos que nos próximos meses tudo já esteja funcionando”, disse.