Lotado, o salão Ouro Negro, na prefeitura de Criciúma, foi palco da despedida de Acélio Casagrande da Secretaria de Saúde. Nesta sexta-feira, dia 1°, o pré-candidato a deputado estadual recebeu o carinho de autoridades, familiares e colegas de trabalho. Na ocasião, o vereador Arleu Ronaldo da Silveira assumiu a pasta oficialmente.
“Assumimos com muita responsabilidade e tranquilidade, juntamente com a equipe deixada pelo então secretário Acélio Casagrande, que fez um excelente trabalho. Os desafios, não tenho medo não. Nós vamos para o enfrentamento. Quando se trata de saúde, se trata da vida das pessoas, então temos que dar uma atenção, principalmente, no atendimento", defende Da Silveira.
O novo secretário busca dar continuidade à gestão de Casagrande. “Nós vamos escutar muito a equipe da Secretaria de Saúde. Sabemos da falta de médicos que existe em algumas unidades do município e também do atendimento, que precisa de uma melhorada muito boa na ponta”, enfatiza.
Dever cumprido
Para Casagrande, o sentimento em deixar a pasta é de dever cumprido. "E de ter feito tudo que foi possível e um pouquinho do impossível também, principalmente durante a pandemia. Nós tivemos uma experiência com todos os profissionais da saúde, que aqui quero reconhecer. Não se faz saúde sozinho, se faz com um grande grupo. Também quero agradecer a sociedade, porque sei que tem estado conosco em todos os momentos”, declara.
O ex-secretário reconhece os desafios ao longo de sua gestão na pasta. “Em dois anos, não conseguimos fazer concurso e nenhum processo seletivo. Então, tivemos algumas dificuldades nesta reta final, como a contratação de médicos. Mas ontem, já iniciamos o processo de chamamento dos concursados. Serão mais de 100 profissionais que terão entrada no município”, ressalta Casagrande. "Eu entrego ela [secretaria] com grandes projetos, principalmente, na humanização do atendimento. Esse é o grande desafio. Humanizar o atendimento e dar condições aos profissionais para que eles atendam bem aquele que está do outro lado”, completa.
Daqui para frente, o ex-secretário assume o desafio de ser pré-candidato a deputado estadual. “Tenho conhecimento a nível de Brasil e também de Estado e sei que posso contribuir muito ainda. Sei das deficiências da região e daquilo que temos que buscar em termos de estrutura hospitalar, cirurgias e também nas outras áreas, não vai ser só a saúde. Temos outros desafios, como trazer empregos e ajudar as prefeituras aqui da região”, finaliza Casagrande.
O prefeito Clésio Salvaro, em discurso na cerimônia, agradeceu ao desempenho de Casagrande e deu boas-vindas ao novo secretário. "Arleu, tenho certeza do bom trabalho que tu vais fazer frente à Secretaria da Saúde, que é desafiadora, porque tu mexes com a vida das pessoas. Acélio, eu posso imaginar que há um sentimento de despedida, de um novo desafio e às vezes aperto no coração, mas ele pode ser substituído pelo sentimento de ter cumprido com o teu dever", disse o líder do Executivo.
Na oportunidade, o prefeito também destacou a importância da pasta durante o enfrentamento à pandemia. “Mesmo diante de um inimigo silencioso e que colocou o mundo em alerta, as equipes da saúde de Criciúma trabalharam incansavelmente”, frisa Salvaro.