O ministro do trabalho, Luiz Marinho, estará em Criciúma nesta quinta-feira (1). Ele irá visitar a mina de carvão 101 em Içara, fazer reunião com empresários na ACIC e participar da convenção municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) que irá homologar a candidatura de Arlindo Rocha à prefeito.
Ele concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa da rádio Som Maior nesta quarta-feira (31): (matéria continua após o áudio)
Maga Stopassoli: "eu queria ouvi-lo sobre o bloqueio do orçamento, qual o impacto do bloqueio para a gestão do governo Lula, qual a sua opinião?"
Na minha opinião, a escolha tinha que ter sido mais flexível, ou seja, você ter a meta de déficit zero é muito importante para você transmitir a sociedade, , credibilidade e, olha, nós não pactuamos com a lógica de que tenha déficit eterno. Agora, nós assumimos um país desajustado, tanto é que se não fosse a PEC da transição, a economia tinha parado ano passado para cobrir o rombo deixado pela gestão anterior, aonde de 300 bilhões foram queimados só no processo eleitoral. Então, isso criou um desajuste muito grande. A opção foi resolver isso em 4 anos. Eu teria feito a opção para pactuar com o mercado, com a sociedade, 10 anos, porque aí você não teria que estar fazendo esse bloqueio de 15 bilhões agora do orçamento
Adelor Lessa: "não está na hora de o Brasil modernizar a sua legislação?"
O Brasil vem modernizando no tempo, esse período, se você observar nesse ano e meio do governo presidente Lula, nós estamos fazendo um esforço grande liderado pelo ministro Haddad e também pelo vice-presidente Alckmin e todo o governo liderado pelo presidente Lula principalmente na busca de modernizar a nossa legislação, especialmente a partir da reforma tributária. A reforma tributária é tão sonhada por quatro décadas no país e conseguimos agora fazer esse processo de introdução desse tema de forma mais assertiva. Então você tem aí um processo de reforma tributária que vai, acho que vai continuar aí por alguns anos, ajuste desse processo em busca de diminuição da carga tributária.