Em princípio o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) trabalhava com a possibilidade de conclusão das obras na Serra da Rocinha, localizada na BR 285, para dezembro desse ano. Contudo segundo o engenheiro responsável, Névio Carvalho, alguns problemas causaram alteração no cronograma.
"Tem um quilômetro na serra que constatamos a necessidades de fazer inúmeras contenções. Além disso a chuva acabou atrapalhando o andamento da obra e agora esperamos concluir em março do ano que vem."
Ainda de acordo com o engenheiro cerca de 90% da obra já está pronta. "A parte urbana concluímos 100%. Mas envolve uma serra de 13 quilômetros. 8 dos 13 já estão já estão prontos."
Trânsito
O tráfego na Serra da Rocinha segue restrito às segundas e sextas-feiras, via sistema de comboio, nos seguintes horários:
Segundas e Sextas-feiras
Subida: 5h30 e 18h
Descida: 6h30 e 19h
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para uma alteração de trânsito decorrente das obras de implantação e pavimentação da BR-285. Os veículos trafegarão agora em uma extensão de aproximadamente dois quilômetros do traçado projetado para o Lote 1, em São José dos Ausentes (RS), segmento localizado entre o final da Serra da Rocinha e a futura interseção da rodovia com a ERS-020. O trecho da estrada existente, por sua vez, será desativado e ambientalmente recuperado.
A nova via foi adequada para uso e a mudança de rota sinalizada para que seja iniciada posteriormente a recuperação da área desativada, a qual foi definida em projeto como passivo ambiental. No local já vem sendo depositado o material excedente das escavações realizadas no topo da serra com a anuência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Após a reconformação do terreno, está prevista a cobertura vegetal e o plantio de 438 mudas de espécies arbustivas e arbóreas.
Obra liberada em SC
A partir do pórtico de entrada da cidade de Timbé do Sul os usuários terão duas alternativas: quem quer ir para a parte central do município usa a estrada antiga, já quem quer se dirigir para a Serra da Rocinha, em direção ao Rio Grande do Sul, vai poder contar com a nova alternativa que é o contorno de Timbé do Sul. "Liberamos até o pé da serra. Tudo com pavimento flexível. Ficou ótimo para os motoristas", afirma o engenheiro Névio Carvalho.