Valdir Fontanella (PP), prefeito de Lauro Müller, foi afastado do cargo na segunda-feira, 2. Conforme o advogado Giancarlo Castelan, que defende o chefe do poder executivo, ações já foram tomadas para reconduzir Fontanella ao paço municipal. Disse que o prefeito está a disposição para prestar esclarecimentos à quem desejar.
“É um fato extraordinário, foi uma surpresa para todos, especialmente para o prefeito, que não aguardava algo desta natureza. Ele é um gestor público responsável, seguidor das normas, das boas práticas administrativas e da lei”, afirmou o advogado do prefeito. O afastamento veio pela Operação Seguindo Rastro, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), além do Ministério Público.
O advogado disse que não se manifestaria em relação a demora para o vice-prefeito, Pedro Barp (PSD) assumir a cadeira de Fontanella, apenas citou que é uma “postura de máximo respeito”. Castelan não disse quais medidas tomou para que o prefeito possa retornar, apenas citou que o objetivo é fazer isso o mais rápido possível.
O advogado acredita que não vai demorar para o processo ser revertido. “Existe esse procedimento em curso, perante as promotorias e os tribunais de justiça. Nós, ao longo dessa semana, tivemos condições de ter acesso ao processo, que segue em segredo de justiça, sobre o mérito dele e fatos que lá estão sendo discutidos. De nossa parte, procuramos nos inteirar sobre este processo e dos fatos que estão ali”.