Evento tradicionalmente comemorado no Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha era realizada de maneira extraoficial em Santa Catarina. Agora a data passou a ser parte do calendário de eventos do estado. Será festejada entre os dias 13 e 20 de setembro, porém, sem feriados.
A lei 17.228, de 18 de agosto de 2017, foi sancionada pelo governador catarinense, Raimundo Colombo (PSD). O projeto é do deputado estadual Darci de Matos (PSD/SC). A norma diz que a Semana Farroupilha entrará em vigor já neste ano.
“A cultura gaúcha é muito forte, tanto em Santa Catarina como no Paraná. Eu acho fundamental comemorarmos a Semana Farroupilha, também para lembrarmos da revolução, que teve participação dos catarinenses”, destacou Matos.
Segundo a lei, a Semana Farroupilha tem como objetivo rememorar a luta dos heróis farrapos e de incentivar o movimento tradicionalista gaúcho nos municípios catarinenses. O conteúdo já foi publicado no Diário Oficial do Estado.
Os Centros de Tradições Gaúchas (CTG) estão presentes em Santa Catarina há um bom tempo, principalmente no sul e na região serrana.