Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Agricultores que precisam de outorga para uso da água receberão capacitação

Atividades serão desenvolvidas no Centro de Treinamento da Epagri, em Araranguá

Por Erik Behenck Araranguá - SC, 22/08/2019 - 11:30
(foto: arquivo 4oito)
(foto: arquivo 4oito)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os agricultores da região que trabalham com arroz terão uma oportunidade de tirarem suas dúvidas sobre a concessão da água. Na sexta-feira, 23, entre 14h e 18h técnicos e gerentes do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba estarão no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá, prestando esclarecimentos. 

“É uma concessão que o Estado dá, onde o próprio governador do Estado dava a outorga, antigamente para pessoas que tinham influência. Hoje eles dão outorga para produtores de arroz, centrais elétricas e indústrias”, explicou o vice-presidente do Comitê Araranguá, Sérgio Marini, em entrevista ao Jornal das Nove.

Na região, a irrigação envolve principalmente a rizicultura, mas também as demais culturas que precisam utilizar recursos hídricos. “Os produtores de arroz tem que buscar a outorga, senão terão problemas, como buscar investimentos, outros precisam ligar bombas para pegar água do manancial. O produtor vai ter que se adequar a essa legislação vigente”, comentou.

O procedimento começou em 2017 e seguirá até o dia 16 de janeiro de 2020, quando os agricultores que não possuírem a outorga perderão o direito de utilizar água subterrânea ou superficial. Para isso é necessário apresentar certidões indicando que a propriedade está em dia com o Estado e com a Prefeitura, o cadastro rural e a terra deve ser escriturada.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito