A pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), a engenheira química Sônia Hess promoveu um estudo em amostras de água de 90 municípios catarinenses e apurou que em 22 deles há sinais de agrotóxicos. Entre os casos mencionados estão Orleans, Balneário Rincão, Jaguaruna, Balneário Gaivota e Tubarão.
"Essa contaminação repercute em riscos à saúde dos consumidores, uma vez que possivelmente há outros agrotóxicos e poluentes presentes interagindo com os poluentes aferidos, e que não foram abordados nas análises, com efeitos imprevisíveis sobre a saúde da população exposta", alerta Sonia , que é pós-doutora em Química e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Os gestores de água dos municípios se manifestaram. Todos os citados garantiram que seguem as normas do Ministério da Saúde e possuem vistorias constantes para regular os índices de potabilidade. Confira detalhes, com as justificativas de cada município e de órgãos reguladores, neste fim de semana no Jornal A Tribuna.