Em tempos de uma pandemia como o coronavírus, começam a surgir muitas “notícias” referentes a medicamentos que podem ajudar no combate ao vírus - A grande maioria destes, falsos. A mais recente desses possíveis medicamentos seria a hemotransfusão, algo que, de acordo com o médico pneumologista Renato Matos, não possui efeito nenhum.
A hemotransfusão se refere a transferência do próprio sangue para aplicá-lo em outra parte do corpo - em músculos muitas vezes. Mas isso nada tem de efetivo no combate ao coronavírus. “Isso não tem nenhum fundamento, o que vai combater o estado do vírus é ter o anticorpus para ele. Se o nosso sangue não tem anticorpos, o que adianta eu tirar do braço e colocar no músculo?”, destacou o pneumologista.
Renato destaca que, mesmo que muitos medicamentos estejam sendo testados no momento, ainda não há nenhum completamente efetivo contra o coronavírus. Além disso, o médico ressalta a importância de estar em quarentena e tratar qualquer pessoa com sintomas gripais, como um possível portador do COVID-19.
“Qualquer sintoma gripal agora é suspeita de coronavírus, todo mundo que tiver um sintoma respiratório está sujeito à suspeita. O importante é realçar que em casos graves, onde os sintomas gripais estão juntos a falta de ar, é que se deve procurar um atendimento médico”, pontuou.