O atual prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa (MDB), mais conhecido como Alemão, se encaminha para os seus últimos dias como chefe do poder Executivo municipal. Oito anos no cargo de gestor da Prefeitura, em dois mandatos consecutivos, fizeram com que Alemão deixasse algumas importantes marcas na cidade da região carbonífera - entre elas, o Turismo e a atenção com a saúde.
“Transformamos a cidade, seja no interior ou na área urbana. Conseguimos fazer com que a infraestrutura fosse prioridade e deixamos o interior mais perto, fazer com que as pessoas se sintam seguras quando trafegam pelo interior, que já tem 80% de suas ruas pavimentadas”, declarou Alemão.
Conhecida pelas belezas naturais, de rios à cachoeiras, Siderópolis vem ganhando certo destaque turístico nos últimos anos. Um dos principais pontos que contribuiu para a consolidação do setor no município é justamente a região da Barragem do Rio São Bento, que coloca em evidência as bonitas paisagens da cidade.
“A Barragem fica num contraste com a Serra, algo muito bonito que tínhamos certeza que viria a ser um potencial muito grande. Fomos atrás para que o convênio com a Casan fosse colocado em prática, e hoje temos já pavimentadas as ruas da sede até a barragem, o que facilita muito o turismo que está em pleno crescimento, sobretudo na questão de chácaras, sítios, pousadas e cafés”, pontuou o prefeito.
A expectativa é de que, em 10 anos, pelo menos 15% do Produto Interno Bruto (PIB) de Siderópolis venha do turismo. Além disso, Alemão destaca outras importantes ações nos últimos anos de mandato, como a modernização da Unidade de Saúde 24 horas e a instalação de um leito semi-intensivo no local.
Na área da educação, destaca-se a posição do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Santa Catarina, ficando em 14º em relação ao crescimento. Além disso, o trabalho em conjunto com os demais municípios da região acabou consolidando consórcios importantes, como CIS-AMREC e o Serviço Aeromédico.
“Só tenho a agradecer, minha gratidão ao povo de Siderópolis que me confiou o mandato. Triste pela derrota eleitoral, mas feliz por ter conquistado o sonho de ser prefeito e deixar uma marca importante em Siderópolis, me dediquei muito e dei o meu melhor para isso”, completou Alemão.