Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alerta aos segundos professores

Secretaria faz levantamento sobre atual aproveitamento dos profissionais

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 03/08/2018 - 08:35
Arquivo / A Tribuna
Arquivo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A regional de Criciúma conta com cerca de 300 segundos professores. Ou seja, os profissionais de educação que compartilham turmas com titulares e que atendem exclusivamente a estudantes com necessidades especiais. Por orientação da Secretaria de Educacao Estadual, esses trabalhadores passam por um levantamento nas últimas semanas.

“Estamos averiguando se a atuação deles é mesmo pedagógica ou é uma função de suporte, de acompanha- mento”, explica a gerente regional de Educação, Jucilene Fernandes. “Temos segundos professores em praticamente todas as escolas estaduais da região”, aponta.

A gerente garante que o trabalho atual não tem qualquer relação com possíveis cortes ou enxugamento do quadro. “Não há nada quanto a qualquer redução”, reforça. A informação rebate comentário de professores ao longo do dia, ontem, temendo possíveis cortes. 

“Temos casos de escolas com mais de um profissional como segundo professor. A designação vem quando há casos de alunos com necessidades especiais”, explica. Quando ocorre a matrícula de um aluno nesta condição, precisando do segundo professor em determinada turma, ela vem precedida de um laudo médico justificando o reforço. “Tudo isso depende de um diagnóstico avalizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial”, detalha a gerente.

O segundo professor existe há muitos anos em Santa Catarina, observa Jucilene. “O Estado quer traçar um perfil desses profissionais. Eles são na maioria pedagogos com especia-       lização em educação especial”.


 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito