A Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) retorna suas atividades com as sessões e presença dos deputados nos corredores na próxima segunda-feira (01). Em entrevista ao programa Adelor Lessa, o deputado estadual Rodrigo Minotto falou sobre sua expectativa para o ano de 2021 e fez um comparativo ao ano anterior. "A expectativa é de trabalho. Apesar da pandemia que ainda estamos vivendo ao longo desse período de quase um ano, a Assembléia Legislativa no ano passado teve um desempenho superior a mais 25% das suas ações comparada a 2019.", disse o deputado que complementou que as deliberações e ações realizadas foram de importância para o desenvolvimento e fortalecimento de Santa Catarina.
Além do retorno das atividades, na segunda-feira é eleita a nova mesa diretora da Alesc. Atualmente ela é composta por Julio Garcia (PSD) na presidência, Mauro de Nadal (MDB) como 1º Vice-Presidente, Rodrigo Minotto (PDT) como 2º Vice-Presidente, Laércio Schuster (PSB) como 1º Secretário, Padre Pedro Baldissera (PT) como 2º Secretário, Altair Silva (PP) como 3º Secretário e Nilso Berlanda (PL) como 4º Secretário. Após a eleição da nova mesa a assembléia da continuidade ao trabalho e traz como uma das pautas a reforma da prvidência do Estado.
Sobre a reforma da previdênica, Minotto falou que é importante avaliar os fatores, que as situações mudam ao longo do tempo e que é preciso fortalecer o caixa do Governo do Estado. Os deputados que representam o Sul Catarinense trabalharam ao longo de 2020 para o aprimoramento da infraestrutura da região. O ideal de 2021 é buscar a conclusão de obras e para isso é necessário garantir os recursos no caixa do Estado. Dentre as melhorias mencionadas pelo deputado estão o Anel de Contorno Viário, Rodovia Jacob Wesrtup, quarta ponte sobre o Rio Araranguá e revitalização da Rodovia Jorge Lacerda.
Carvão Mineral
Questionado sobre a situação da Usina Jorge Lacerda, Minotto que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral falou que o fechamento da usina é uma perda significativa para a economia do Estado e todo o parlamento está unido para trazer resultados positivos. A frente parlamentear tem dialogado com representantes do setor produtivo do carvão e se colocado a disposição para fazer a interlocução.