Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

Alfinetadas e propostas: o debate de Araranguá na Som Maior

Quatro dos cinco candidatos estiveram frente a frente na manhã desta sexta-feira

Por Redação Araranguá, SC, 09/10/2020 - 07:05 Atualizado em 09/10/2020 - 10:26
Adelor Lessa com os candidatos de Araranguá / Foto: Luana Mazzuchello / 4oito
Adelor Lessa com os candidatos de Araranguá / Foto: Luana Mazzuchello / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O quarto debate da Rádio Som Maior recebeu quatro dos cinco candidatos a prefeito de Araranguá na manhã desta sexta-feira, 9. O único que não compareceu foi César Cesa (MDB).
A primeira pergunta foi feita pelo jornalista Adelor Lessa, mediador do debate. "Todas as cidade que tem um rio bonito exploram as laterais com passeios, áreas de lazer. Aqui, em Araranguá, a cidade está de costas para o rio. Porque não aproveitar o Rio Araranguá? Como aproveitar melhor?

As respostas dos candidatos você confere no fim desta matéria, no minuto a minuto do debate. Os profissionais da Som Maior e do 4oito deram sequência aos blocos, sendo que cada candidato respondeu o questionamento de um dos jornalistas. Entre os assuntos, a economia, o turismo e educação.

Debate será coordenado pelo jornalista Adelor Lessa

 

De candidato para candidato

Nos próximos blocos, as perguntas de candidato para candidato e o início das alfinetadas. Entre as críticas, a ausência do candidato César Cesa (MDB), ao atual governo, de Mariano Mazzuco (PP), além da saúde, do desenvolvimento econômico, do turismo e da educação.  Outros assuntos como a segurança pública e o esporte também vieram à tona, entre críticas e propostas de melhoria nos setores.

Ouça o debate na íntegra:

 

Candidato Daniel Viriato (PP)

Pedidos de resposta

Em um dos blocos, três candidatos pediram direito de resposta. "Conforme a regra, o direito de resposta é em caso de ofensa pessoal, mas foram citações políticas, então estão negados os pedidos de resposta", explicou o jornalista Adelor Lessa.

Professor Felipe Damásio  (PSOL)

Considerações finais

No último bloco, as considerações finais e os agradecimentos. O primeiro foi Igor Batista (PL) abre o bloco. "Obrigado pelo convite. Uma honra estar aqui. Sou formado em Direito, vereador. Fiz projeto para redução do número de vereadores. Vereador que trouxe mais recursos. Entreguei o meu sigilo fiscal e bancário para o MP e farei isso quando chegar na prefeitura porque temos que dar o exemplo. Faço a crítica ao candidato do MDB que não veio, talvez por arrogância. Deixo o abraço aos cidadãos, e parabenizo os candidatos que vieram ao debate”, falou.

 

 

Ricardo Ghelere (PRTB) deu sequência. "Agradeço a Deus pela oportunidade, ao convite para o debate. Parabéns aos candidatos que vieram ao debate. Quem está acostumado a ver os meus discursos vê que não sou político. Uma cidade que quero que invista no turismo, que me acolheu há 30 anos. Vamos fazer a saúde de Araranguá ser referência na região. Quero dizer da minha satisfação em estar aqui e dizer para a população tenha a coragem de mudar", destacou.

Igor Batista (PL)

Daniel Viriato (PP) foi o terceiro a falar. "Das gestões que participamos em Araranguá, sempre pautadas pela correção, pelo respeito com a responsabilidade fiscal. Não tem indícios de corrupção. Sou candidato porque não tenho vergonha em dizer que sou Progressista. Araranguá tem muito potencial. A Unimed está fazendo um hospital, a Unesc tem dados e indicadores que Araranguá abaixo de Florianópolis é a melhor para se investir. Se estas pessoas investem é porque estudam. Eu amo, eu falo bem e quero cuidar da minha cidade. Faremos com respeito ao dinheiro público e responsabilidade fiscal", disse.

Ricardo Ghellere (PRTB)

Para encerrar, segundo o sorteio, falou o candidato Professor Felipe Damásio (PSOL). "Está clara a diferença Tem um projeto que pensa na cidade e o deles de empresários e de político de carreira. Temos um projeto de colocar o povo na prefeitura. O PSOL governa com o povo. Os salários de prefeito, vice e secretários vai ser igual de professor de carreira. Vamos cortar 70% dos secretários. Não tem negociata. Vou abrir o sigilo fiscal e bancário de prefeito, vice e secretários. Um painel na frente da prefeitura para que todos tenham acesso. Isso é transparência", pontuou.

Acompanhe o debate no vídeo abaixo:

Detalhes da transmissão:

09:24

O jornalista Adelor Lessa encerra o debate com os candidatos a prefeito de Araranguá.

09:24

Professor Felipe Damásio (PSOL): "Está clara a diferença Tem um projeto que pensa na cidade e o deles de empresários e de político de carreira. Temos um projeto de colocar o povo na prefeitura. O PSOL governa com o povo. Os salários de prefeito, vice e secretários vai ser igual de professor de carreira. Camos cortar 70% dos secretários. Não tem negociata. Vou abrir o sigilo fical e bancário de prefeito, vice e secretários. Um painel na frente da prefeitura para que todos tenham acesso. Isso é transparência".

09:22

Daniel Viriato (PP): "Das gestões que participamos em Araranguá, sempre pautadas pela correção, pelo respeito com a responsabildiade fiscal. Não tem indícios de corrupção. Sou candidato porque não tenho vergonha em dizer que sou Progressista. Araranguá tem muito potencial. A Unimed está fazendo um hospital, a Unesc tem dados e indicadores que Araranguá abaixo de Florianópolis é a melhor para se investir. Se estas pessoas inevstem é porque estudam. Eu amo, eu falo bem e quero cudiar da minha cidade. Faremos com respeito ao dinheiro público e responsabilidade fiscal".

09:20

Ricardo Ghelere (PRTB): "Agardeço a Deus pela oportunidade, ao convite para o debate. Parabéns aos candidatos que vieram ao debate. Quem está acostumado a ver os meus discursos vê que não sou político. Uma cidade que quero que invista no turismo, que me acoheu há  30 anos. Vamos fazer a saúde de Araranguá ser refeência na região. Quero dizer da minha satisfação em estar aqui e dizer para a população tenha a coragem de mudar".

09:20

Ricardo Ghelere (PRTB): "Agardeço a Deus pela oportunidade, ao convite para o debate. Parabéns aos candidatos que vieram ao debate. Quem está acostumado a ver os meus discursos vê que não sou político. Uma cidade que quero que invista no turismo, que me acoheu há  30 anos. Vamos fazer a saúde de Araranguá ser refeência na região. Quero dizer da minha satisfação em estar aqui e dizer para a população tenha a coragem de mudar".

09:18

Igor Batista (PL) abre o bloco: "Obrigado pelo convite. Uma honra estar aqui. Sou formado em Direito, vereador. Fiz projeto para redução do número de vereadores. Vereador que trouxe mais recursos. Entreguei o meu sigilo fiscal e bancário para o MP e farei isso quando chegar na prefeitura porque temos que dar o exemplo. Faço a crítica ao candidato do MDB que não veio, talvez por arrogãncia. 

Deixo o abraço aos cidadãos, e parabenizo os candidatos que vieram ao debate.

09:14

No último bloco, as considerações finais dos quatro candidatos participantes do debate. 

09:13

Fim do quarto bloco.

09:09

Para encerrar o bloco,  Daniel Viriato (PP) questiona Ricardo Ghelere (PRTB): "Precisamos de uma gestão ética. Como integrar o orçamento com a capacidade de investimento?

Ricardo responde: "Esta administração que você faz parte mostra o que nao deve fazer. As pessoas querem mudança. As obras que o senhor fala são ainda projetos de Sandro Maciel que ficaram quatro anos e não foram construídos. Não é calçando ruas no último ano que vamos dar uma nova realidade. Além de buracos são alagamentos. É preciso ideias eficientes, a usina de asfalto. Quando se tem poucos recuros se faz iniciativa público-privada ou a busca de recursos através de emendas".

A réplica de  Daniel: "Qualquer gestor sabe que se não tiver controle de gastos e planejamento não vai conseguir fazer frente às demandas. Quandos e fala em gestão pública, deve-se pensar na questão orçamentária. Quando fala em usina de asfalto, tem que pensar em estrutura, tem que ver a viabilidade"

A tréplica: "Temos que ter a coragem de fazer e parar de dar desculpas para a comunidade dizendo que não é possível fazer. Porque todos os exemplos de sucesso não estão em Araranguá. Precisamos de projetos inovadores para o crescimento de Araranguá".

09:04

Ricardo pergunta para Igor: "Temos a ideia de uma usina de asfalto e fábrica de lajotas. Qual a sua ideia para suprir a demanda de pavimentações?

A resposta: "Araranguá não cresceu como um esqueleto, mas em ilhas devido à quantidade de loteamentos. A usina de asfalto foi implantada, muita genet criticou, mas hoje representa um grande avanço, pois o valor é 60%. Podemos criar algo regional, unir as forças e tornar algo mais barato para o município. Porpomos uma regionalização para efetivar a construção da usina de asfalto".

A réplica de Ricardo: "Iremos implantar sim. A opção em consórcio é para municípios menores. A nossa cidade tem demanda para ter a própria usina. Esta gestão tem sido inerte nos três anos e para pavimentar no último ano pegou empréstimo de R$ 30 milhões".

A tréplica: "O endividamento da cidade para entregar isso na última hora é preocupante. Tenho uma engenheiro amigo, especialista na construção de rodovias. E ele me falou dos grandes custos da usina de asfalto e ao seu ver, a regionalização é o melhor caminho e ajudaríamos uma cidade irmã que  é Arroio do Silva.

08:59

Você ouve como foi o desempenho dos candidatos no terceiro bloco neste link.

08:59

Igor Batista (PL) pergunta para Professor Felipe Damásio (PSOL): "O único ponto turístico foi o 'Burado do Mariano', não se fez mais nada. Araranguá perdeu a referência de ser um local de eventos. A nossa ideia é construir um centro de eventos e recuperar os bons tempos. Quais as suas propostas?"

A resposta de Felipe: "Turismo moderno que vimso o potencial na cidade é de atrações. Temos o melhor mel do mundo e como que isso não é explorado turisticamente? Na Barranca tem um trem, tem uam ponte, vamos criar uma atração turística na Barranca. Quem estará ali será a comunidade da Barranca. Temos que inevstir em agroturismo. Tudo isso em parceria com a população. Pensamos em Araranguá e o nosso turismo é para isso".

A réplica: "Trazer eventos de surfe, rapel. Quem cresceu no Arroio do Silva nos anos 1990 sabe como era movimentada. O que aconteceu? O dedo do homem é muito improatnte também!.

A tréplica: "A administração de hoje pensa que o turismo é praia e se chover fica em casa. Temos que criar atrações. Vamos trazer o circuito de vôlei de praia e outras atrações".

08:53

Professor Felipe Damásio (PSOL) abre o bloco perguntando para Daniel Viriato  (PP): "Porque a questão do esporte está abandonada em Araranguá?

Daniel: "A arena será inaugurada por agora. Arquibancadas, banheiros, vestiáriso estão prontos. São R$ 4 milhões de inevstimentos. Vamos fazer ali um grand ecomplexo esportivo para diversas modalidades. Com relação ao que se pensa com relação do esporte em geral, mvamos retomar a integração das comunidades, incentivo dos jogos nas escolas e participação de competições regionais".

A réplica: "Fazer obra no fimd e mandato é coisa do passado. Nós vamos fazer apropriação dos espaços públicos para esportes. Temos que dar opção de recreação à terceira idade. vamos as comunidades e tu vai vai ver que não tem opção, vamos construir.".

A tréplica: "A cada quatroa nos ouvimos muitas propostas mirabolantes. Temos que ter gestão. Mais importante que fazer no final, é fazer a obra. Tem gente que fala que faz e não faz nada. Tem muitas obras, muitas ações. Tem que ficar restrito ao orçamento, com responsabilidade"

08:49

No bloco anterior, três pedidos de resposta. "Conforme a regra, o direito de resposta é em caso de ofensa pessoal, mas foram citações políticas, então estão negados os pedidos de resposta", fala o jornalista Adelor Lessa.

08:47

Começa o quarto bloco. Mais uma vez, candidato pergunta para candidato. 

08:47

Você ouve como foi o desempenho dos candidatos no segundo bloco neste link.

08:44

Igor Batista também debate na Som Maior na manhã desta sexta-feira.

08:44

Ricardo Ghellere no debate Som Maior

08:43

Na sequência, Ricardo Ghellere pergunta para Felipe  :"A atração de empresas pode trazer o crescimento da cidade?

A resposta: "Araranguá não tem estrutura para receber grandes emrpesas. O nosso plano de governo tem um eixo para isso. Fomento à iovação e tecnologia. Vamso usar os egressos das universidades que querem gerar emprego e renda. Investir pesado no turismo, emprego e renda nas comunidades. O nosso turismo é moderno e não de exploração"

A réplica: "Araranguá é um polo de educação, mas de passagem dos alunos, eles não ficam porque não têm oportunidades. Por isso a importãncia de grandes empresas. Hoje dependemos do comércio que hoje não consegue mais absover toda a demanda".

A tréplica: "As empresas estão deixando Araranguá. Temos o projeto de mentoria. Investir na nossa gente. Conheço os alunos porque etsou lá e como eles querem gerar emprego e renda. Araranguá precisa ter coragem de pensar no futuro.

08:38

Agira, Igor pergunta para Daniel: "Como você vê a administração feito pelo IMAS, gerido pelo candidato Ricardo?!

Daniel responde: "Em Araranguá, a ssceretaria investe 21%. A UPA em Araranguá, que já foi investido R$28 milhões em recursos próprios. Só apra dar exemplo, em Criciúma a UPA snedo construída na mesma épcoa, foi funcionar no fim de 2018 devido à questão orçamentária. Araranguá recebe R$ 170 mil, mantem uma UPA, entre outros trabalhos e temos que fazer mesta demanda e dar o atendimento".

A réplica: "O meu vice, um médico, fala da dificuldade de zerar as filas. Dá para melhorar, mas me parece uma ideia sem sentido de que tu consegue zerar filas. Tu acha possível zerar?

A tréplica de Daniel. "Esta é uma luta constante. É secar gelo. Precisamos da compreensão, a sensibilidade da pessoa de que quando agenda não pode faltar. Podemos diminuir sim, é um desafio para qualquer gestor"

08:34

Agora Professor Felipe Damásio (PSOL) pergunta: "Hoje, a mulher que sofre violência volta para casa. No teu plano de governo não tem LGBT, não tem negro, não tem mulehr. Porque tu esqueceu isso?"

A resposta de Ricardo Ghelere (PRTB). "Não esquecemos de ninguém. Não diferenciamos no nosso programa estas situações. Quem conhece a minah vice, sabe o histórico que ela tem atendendo as pessoas de baixa renda, deixou um legado. Ninguém é conehcedor da situação das mulheres, dos negros, dos LGTBTs como ela. No nosso governo a mulher vai ser valorizada, não usamos fundo partidário, estamso nas mãos dos mesmos governantes há 20 anos e estamos em uam cidade estagnada. Vamos fazer a diferença, dando olhar aos necessitados".

A réplica de Felipe: "Não adianta falar que vai falar isso ou aquilo. O teu compromisso é com o plano de governo. Nós temos o único candidato LGBT, temos mulheres comprometidas com o movimento feminista. Nós somos os direitos humanos"

A tréplica: "O senhor não vai criar nada porque o senhor não va ser prefeito. Nós vamos defender todos. Ajudamos todos que necessitam. Ser criticado pelo PSOL é um privilégio que é tudo de pior neste país. Começando pelo seu líder, o Boulos, que é um invasor de prédios".

08:28

A réplica de Viriato: "Na Câmara auxiliamos na compra de viatura, de câmeras de monitoramento que queremos aumentar a curto prazo e também a política com relação à mulher. A cada dosi dias, três ocorrências de violência contra a mulher".

A tréplica: "Este apoio é muito importante. Defasagem do número de policiais em virtude da não ação do Estado. A gente vê uam situação complicada na segurança pública, na Câmara de Vereadores fizemos a nossa parte e conseguimos ajudar a segurança".

08:26

Pelo sorteio, Daniel Viriato  (PP) pergunta. O escolhido é Igor Batista (PL): "A violência contras as mulheres requerem mais atenção. Pergunto as suas sugestões para a segurança e com relalão à segurança da mulher?"

A resposta: "Temos a ideia da ampliação do monitoramento eletrônico. Queremos amplair em conversa com a Polícia Civil a rede de vizinhos. Na Câmara abrimos mão de diárias e com este dinheiro conseguimos comprar viaturas para a polícia. É uma tema importanetg. Existem aplicativos, a gente sabe que a violência contra a mulher aumentou durante a quarentena".

08:23

Voltamos com o terceiro bloco. Novamente, candidatos fazem perguntas entre si. O tema é livre

08:22

Professor Felipe Damásio também apresenta as suas propostas no debate promovido pela Rádio Som Maior.

08:21

Daniel Viriato, candidato a prefeito de Araranguá no debate da Som Maior.

08:20

Você ouve como foi o desempenho dos candidatos no primeiro bloco neste link.

08:20

FIm do segundo bloco.

08:19

A réplica de Igor: "Sabemos que você tem capacidade de administrar em crises, mas acho que não é bem assim como o candidato está falando. Concordo com o que disse sobre o MDB, mas não acredito que esteja acostumado a administrar e que seja o melhor para Ararnguá".

A tréplica: "Usaremos todas as técnicas administrativa. Um prefeito não administra sozinho, ele tem que for uma equipe forte. O administrador tem que ter humildade de reconhecer o epssoal capacitado que ele tem ao redor dele".

08:17

Igor Ba tista pergunta para Ricardo Ghelere: "Muito se fala de uam dívida de R$ 22 milhões. Como fazer para lidar com esta situação que é herança do MDB e da ausência do outro candidato que nao veio ao debate?"

Ghellere: "Nõa posso deixar de registrar o caos entregue pela última mgestão do MDB. Salários atarsados, maquinário quebrado, tanto que o MDB nunca mais voltou a administrar Araranguá. Gerou precatórios, dificultando as administrações. Nso últimos 20 anos o PP e o MDB vêm se revesando na administração. Este atual governo gerou precatório dentro do próprio governo. Eu sou acostumado a gerir em crises. Com bom plajeamento vamos conseguir lidar com os precatórios".

08:14

A réplica de Damásio: "Tenho aluno que são quatro filhos, os pais perderam o emrpego e estão passando fome. Quero que tu se sensibilize em criar o Auxílio Emergencial. Voua judar as pessoas que estão passando fome".

A tréplica: "O bem estar social tem diversos programas envolvendo a assitências às famílias carentes. O gestor tem que pensar que tem várias demandas: na saúde, na educação, na assistência. Tem várias áreas que o gestor para tocar precisa ser criativo para dar frente à todas as demandas. O gestor está aí apra resolver".

08:12

Felipe Damásio pergunta para Daniel Viriato: "Vamos criar o Auxílio Emergencial Municipal. Porque a necessidade do município é matar a fome de quem tem fome"

Daniel responde: "Fizemos pesquisa para levantar as demandas, e quando se pergunta para a comunidade, quem tem preocupação com a rua, e não é pavimentada ele pede a rua. Isso são dados que coletamos. O prefeito Mariano pavimentou 67 km e mais de 200 ruas, isso ainda é uma carência, se fez muito, mas ainda há muito a fazer. Se percorrer a pereiferia é muita coisa ainda. Precisamos ser criativos na hora de administrar, os recursos são finitos, precisamos administrar. A teoria é muito bonita, mas administrar é um pouco diferente".

08:09

A réplica de Daniel Viriato: "Araranguá tem um projeto que dividiu a cidade em outo polos para a disponibildiade de hroas máquina e nós vamos ampliar. O município disponibiliza através de sessão de uso, iremos trabalhar mais na descentralização dos serviços do município".

A tréplica de Felipe Damásio: "Pensamos à frente. As cooperativas são o futuro de Araranguá. A Cooperja em Jacinto Machado falou para a Aciva que a Cooperativa do Leite está pronta".

08:06

Daniel pergunta paraFelipe Damásio :"Qual a sua política para o desenvolvimento da agricultura?

A resposta: "Nós vamos promover o agro turismo.No turismo as pessoas consomem. Temos que incetivar as cooperativas agricolas. Uma cooperativa pronta em Araranguá é a Cooperativa do Leite, Na prefeitura nós vamos pegar modelos modernos da região para Araranguá. Vamso fazer a cooperativa de coleta seletiva. A genet investe nas pessoas. Agricultura vamos dar um olhar moderno. Araranguá do futuro"

08:04

A réplica de Ghellere: "Não depende do estado. É uam decisão do município. A população pode ficar tranquila. Já administramos várias UPAs e é possível"

A tréplica de Igor: "A saúde é algo custoso para o município. É inevitável a participação do estado.

08:03

Igor responde: "Depende mais do estado que da gente. O dr. Ribeiro, nosso vice, deve apresentar um projeto nos próximos meses, caso a gente seja eleito. É um tema importante que precisa ser avaliado. Temos apoio de depuatdos, do senador Jorginho Melo, a genet fica tranquilo e vamso levar o projeto apra resolver esta situação".

08:01

Ricardo Ghelere (PRTB) é o primeiro a perguntar. Ele direciona o questionamento para Igor Batista (PL).

"A população de Araranguá tem carência em atendimento pediatrico. Quero saber se existe nos eu plano de governo algo relacionado ao atendimento 24h em pediatria?"

07:55

Encerrado o primeiro bloco. Na sequência, candidato pergunta para candidato.

07:55

Gregório Silveira, do 4oito faz a pergunta agora: "O que se pretende fazer para que aja melhorias na educação, para que as universidades continue atraindo?

Professor Felipe Damásio (PSOL) responde: "Sou professor do IFSC e da UFSC. Eu sei muito bem o que vou falar. Na gestão que o Daniel representa, não aproveitou a questão das universidades. Investir na nossa gente. Esta história de trazer empresas de fora não vai rolar, porque não tem estrutura. Estou na universidade o tempo todo. Vou trazer a universidade para gerar emprego e renda. 

07:51

Arthur Lessa pergunta: "Como aproveita ainda mais o potencial do Morro dos Conventos?"

Daniel Viriato Afonso (PP): "Tem as belezas naturais, mas alguns entraves que precisamos trabalhar principalmente no ambiental. Temos o projeto orla que é a expansão urbana, que prevê algumas questões de ocupação do Morro dos Conventos. Temos que ter o desenvolvimento de maneira sustentável. A ponte do Rio Araranguá, proximidade com a Amrec, conclusão da BR-285, vai reaproximar o Morro dos Conventos".

07:49

A segunda pergunta é do jornalista Denis Luciano. "A comunidade de Ilhas já pediu até para mudade de cidade. O que fazer que eles até cogitem sair de Araranguá devido à assitência?"

O candidato Ricardo Ghelere (PRTB) responde. "O município tem sido omisso. A ponte é uam necessidade grande que vai levar o desenvolvimento para aquela parte que depende da vbalsa que está suspensa agora. É comum que quem mora naquelas comundiades se sintam excluídas. ELes pagam os impostos e tem os mesmos direitos. Precisa toda uma estrutura. Tem um potencial turístico tão grande quanto o Morro dos Conventos".

07:46

Everaldo João é quem pegunta agora. "O que pretende fazer para tornar a cidade mais atrativa, elevar a auto estima, aquecer a economia, manter e garantir a geração de empregos. 

 Igor Batista (PL) responde: "O prefeito cria um ambiente propício para a geração de empregos. Com a melhoria da qualidade de vida conseguimos trazer investimentos. Criando um ambiente, o empreendedor cria empregos. O calçadão vem sofrendo com a parte física e é uma demanda grande dos comerciantes e isso está em nosso plano de governo. Desenvolvemos o nosso projeto em nove pontos, um deles é a criação de obras, a segunda são as emendas partidárias, a redução de tributos para as áreas estratégias na cidade".

07:42

Daniel Viriato Afonso (PP) é o quarto a responder. Mesmo que timidamente se faz alguma cosia. Remadas, pescarias, mas temos um projeto para o Rui Barbosa que no decorrer da campanha estaremos apresentando. Revitalizar toda a margem do rio.

07:40

Ricardo Ghelere (PRTB) é o terceiro a se apresentar e responder a pergunta do jornalista Adelor Lessa. Percebemos que o rio é de uma beleza extraordinária. O rio deveria ser explorado com passeios, poderíamos ter uma via gastrômica na beira rio. A prática esportiva, ideias muito bem elaboradas e colocadas em prática desde que o gestor tenah a coragem de fazer e ir atrás de recursos.

07:38

Pelo sorteio, Igor Batista (PL) é o segundo a responder. O poder público está de costas para o rio. Infelizmente o rio não é utilizado como deveria. Venho batendo na tecla da Rui Barbosa. é uma região com grande potencial. O melhor aproveitamento do Rio Araranguá é uma das oportunidades. A construção da balsa pode ser utilizada para passeio. Conseguir tarzer barcos para fazer deslocamento dentro do Rio Araranguá. O que a genet percebe é que uma cidade é moldada pela cabeça de quem está no Executivo.

07:36

Professor Felipe Damásio (PSOL) é o primeiro a responder, conforme o sorteio. O PSOL tem uma candidatura diferente, por isso o nome é Frente Popular. Temos um projeto de governo popular. O nosso pensa nas pessoas, não pensa em capital.

O nosso projeto é feito para frente, Araranguá do futuro. temos um projeto Araranguá de Frente para o Rio. Se espelhar em Belém, Buenos Aires. A nossa cidade abandonou o rio. Virou chacota por um buraco na beira do rio. Vamso discutir com a cidade um parque beira rio. Não tem uma área de lazer na cidade. 

07:34

O jornalista Adelor Lessa faz a primeira pergunta do debate: "Todas as cidade que tem um rio bonito exploram as laterais com passeios, áreas de lazer. Aqui, em Araranguá, a cidade está de costas para o rio. Porque não aproveitar o Rio Araranguá? Como aproveitar melhor.

07:32

Antes, a Som Maior já realizou debate com candidatos de Criciúma, Içara e Forquilhinha.

07:30

Candidatos posicionados conforme sorteio.

07:29

Hoje teve início o horário eleitoral gratuito. Confira como foram os programas dos candidatos de Criciúma.

07:28

Intervalo. O debate inicia em seguida.

07:27

São cinco candidatos a prefeito e Araranguá, porém o debate conta com quatro. César Césa (MDB) deciciu não participar.

07:26

No primeiro bloco, os candidatos respondem perguntas dos profissionais da Som Maior e do Portal 4oito.

07:25

Candidatos já no estúdio ouvindo as regras e participando do sorteio.

07:24

Jornalista Adelor Lessa pronto para o início do debate.

07:24

Antes do debate,  opresidente da associação catarinense do ministério públicoMarcelo Gomes Silva, fala ao Programa Adelor Lessa sobre nota de repúdio após comentários do prefeito Clésio Salvaro (PSDB) com relação a uma promotora, durante entrevista na Rádio Som Maior.

Confira - Associação do MP condena ataque de Salvaro e se solidariza com promotora

07:21

O empresário e ex-presidente do Tigre, Antenor Angeloni está na capa da terceira edição do Toda Sexta. Ao jornalista Denis Luciano, ele abriu o coração. Confira a versão impressa ou digital.

07:17

Bom dia. Eu sou o jornalista Marciano Bortolin, e a partir de agora estarei com você no minuto a minuto do debate com os candidatos a prefeito de Araranguá.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito