Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Alunos da Escola S de Criciúma vencem concurso da ABRACOPEL

Iniciativa que recebeu a participação de estudantes de todo país teve como objetivo incentivar a redução de acidentes de origem elétrica

Por Redação Criciúma - SC, 23/10/2020 - 12:27
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola S de Criciúma, rede de educação da FIESC composta por SESI e SENAI, conquistaram o terceiro lugar (nível nacional) e o primeiro lugar (nível estadual) do 9º Prêmio ABRACOPEL de Jornalismo: “Segurança nas instalações elétricas”. O concurso é promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL) e, em Santa Catarina foi financiado pela Celesc, com o propósito da diminuição dos acidentes de origem elétrica. Além destas premiações, a instituição teve classificações no segundo, terceiro e sexto lugar a nível estadual, todos na categoria aberta: Mídia Digital Vídeo. Os alunos deveriam confeccionar vídeos com conceitos de segurança no uso da eletricidade. 

Num vídeo de 2:25 com título ‘Aquele com as dicas eletrizantes’, as alunas Yasmin Feltrin Fernandes e Vanessa Feliciano Ugioni conquistaram dois títulos, nacional e estadual. De forma descontraída, as estudantes mostraram situações cotidianas que podem ocasionar acidentes elétricos. “É muito importante  a participação dos nossos alunos no concurso para criar formas de conscientizar a população sobre os perigos da energia elétrica. A quantidade de acidentes que levam à morte por ano com a eletricidade é de aproximadamente a 600 óbitos e, o concurso da ABRACOPEL é uma das ações para reduzir este número”, pontua a professora orientadora, Méuca Damazio de Souza.

“Leciono a disciplina de física e a grade curricular do terceiro ano do ensino médio nesta disciplina é a eletricidade. Esse projeto está muito dentro do currículo que trabalho com os alunos. Primeiramente, esperamos a publicação do edital, os vídeos não podiam passar de 3 minutos, equipes de no máximo 4 alunos e com idade de 16 a 18 anos. Após analisar esses requisitos, continuamos na execução do projeto onde pedi para eles pesquisarem o mais natural possível, verificar o que acontece no nosso cotidiano que envolve a eletricidade e os perigos que estão envolvidos do mais simples até mesmo aqueles que podem levar a morte, e a partir dessa pesquisa foram surgindo várias ideias e fui auxiliando os alunos na elaboração dos vídeos e eles realmente foram bastante dedicados”, complementa Méuca.

De acordo com a supervisora do ensino médio e contraturno, Gabrieli Borges Ugioni Felipe, o concurso ressaltou os projetos "mão na massa", voltados ao STEAM, que é o grande foco do ensino médio da instituição, mesmo em meio a pandemia. “Estamos muito felizes com o resultado do concurso. Já estávamos na expectativa por esse resultado, justamente porque conhecemos as habilidades dos nossos alunos e vimos a dedicação com que produziram os materiais. O concurso consistia em gravar um vídeo falando de um assunto tão sério, que é a segurança no uso da eletricidade e nossos alunos produziram vídeos muito criativos, fazendo uso do bom humor, para gerar a conscientização. Esse concurso veio para mostrar que mesmo em meio a pandemia, continuamos com os projetos "mão na massa", voltados ao STEAM, que é o grande foco do nosso ensino médio", conclui a supervisora. 

Confira as classificações e os vídeos:

3º lugar nacional e 1º lugar estadual – Yasmin Feltrin e Vanessa Feliciano Ugioni - Aquele com as dicas eletrizantes (https://youtu.be/tGJ9zehyr0k).

2º lugar estadual – Felipe Vedova, Pablo Jaques e Paulo Henrique Darabas -   Manual de Elétrica para Iniciantes (https://youtu.be/OXLXl90NnJc).

3º lugar estadual – Bruna Thayse Soares, Guilherme Spindola Pacheco, João Vitor Ferreira e Luiza Comin Antunes - Eletricidade e Segurança no Trabalho (https://youtu.be/Lz1APzlJ7Gg).

6º lugar estadual – Isabelle Christine Euclides, Alice Jeremias e Ingrid Tavares - Acidentes com a Eletricidade – (https://youtu.be/5TUbnC1Ao14).

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito