As disciplinas de Laboratório de Programação, Sistemas Digitais e Cálculo, ministradas pelos professores Luciano Antunes, Ênio Perucchi e Louise Miron Roloff, no curso de Ciência da Computação da Unesc, uniram-se em prol de um projeto conjunto. A ação foi desenvolvida ao longo de todo o segundo semestre de 2019 com acadêmicos da 2ª fase. O resultado dos trabalhos desenvolvido durante os estudos foi apresentado neste sábado, 7, e superou todas expectativas.
A proposta, fundamenta utilizando a chamada Metodologia Ativa PBL (Problem Based Learning/ Aprendizagem Baseada em Problemas), foi que os alunos construíssem um veículo utilizando a plataforma de prototipagem Arduíno e Programação.
Conforme Luciano, um dos professores que liderou a ação, durante o semestre, em momentos pontuais das aulas das disciplinas envolvidas, os alunos em grupo desenvolviam o projeto, que envolveu aproximadamente 40 estudantes.
Ao apresentarem seus trabalhos à banca avaliadora neste sábado, de acordo com Luciano, os alunos mostraram superação e engajamento. "Foram desenvolvidos seis protótipos, entre eles veículos controlados por dispositivos móveis, outros que captavam imagens e até uma aranha robô. Os acadêmicos extrapolaram os seus conhecimentos para além do que aprenderam em sala de aula", salientou.