Seguindo as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio, o Colégio Unesc segue em ritmo acelerado na proposição de atividades diferenciadas para os alunos. A escola inclui no seu projeto pedagógico, as novas estruturas dos componentes curriculares de cada série, entre eles a atenção ao Empreendedorismo.
Sob comando do professor Gian Carlos da Silva as turmas aprendem sobre as características que um empreendedor desenvolve, as particularidades de uma empresa e todo o processo histórico até os dias atuais. Ao longo dos meses de fevereiro e março os estudantes foram desafiados a criar seus planos de negócios em equipes, elaborando ideias a partir de suas experiências, intencionalidades e objetivos pessoais. "Ninguém cria um negócio do nada. As pessoas possuem intenções, desejos pessoais, motivações que vão além da ideia de ganhar dinheiro. Sempre existe algo que motiva um empreendedor nato a criar e inovar", comenta o professor.
Dentro da temática surgiu, na segunda série do Ensino Médio, duas equipes com a mesma ideia de negócio. A partir do impasse, em acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Mainara Figueiredo Cascaes, a turma decidiu promover uma avaliação das propostas para que fosse definida a melhor entre elas e, assim, a que seria levada adiante. "A intenção de ter uma banca para avaliar as propostas é exatamente pensando no mercado de trabalho, pois se eles estivessem em uma entrevista de emprego, por exemplo, passariam por esta etapa avaliativa. E o que nós queremos, é que os nossos alunos sejam formados no contexto social, compreendendo as diversas situações da vida", destaca.
Participaram da banca, apresentada na noite de quinta-feira (31/3), a diretora do Colégio Unesc, Giselle Passos Vieira, o representante do Setor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann e o professor do curso de Administração, Abel Corrêa.
Para a diretora, é de extrema importância que os estudantes tenham este contato com o empreendedorismo, não só para desenvolver as ideias de negócio, mas também para exercitar e explorar suas habilidades criativas e inovadoras. "Nossos alunos são competentes e muito responsáveis com os desafios que lhe são dados. Fazer parte desta banca me enche de orgulho, pois sei da capacidade de cada um dos nossos estudantes, e luto sempre para que este novo currículo seja transformador, preparando-os para o futuro com a experiência de uma Universidade", pontua orgulhosa.
Conforme Giselle, aos poucos tomam forma e cumprem com seus objetivos de formar no aluno, habilidades e competências para um ser humano mais crítico, social e contemporâneo.
Ainda na área do Empreendedorismo os estudantes devem aprender ao longo do ano lições sobre Declaração do Imposto de Renda, Matemática Comercial e Financeira, Investimentos em Carteiras e na Bolsa de Valores.
O professor
O currículo do professor responsável pela abordagem, conforme Mainara, demonstra o potencial da abordagem. Gian Carlos da Silva, graduado em Processos Gerenciais e Matemática pela Unesc, especialista em Gestão Empresarial, atuando na Gestão de Clínicas Odontológicas e de Estética na região. Também foi protagonista no Movimento Empresa Júnior da Universidade, fundando a primeira Empresa Júnior de Matemática do Estado de Santa Catarina e a segunda no país.