As cidades da Amrec somadas possuem 39 candidaturas registradas a prefeito. Criciúma tem o maior número: sete, seguida de Forquilhinha, com cinco e Siderópolis, com quatro. Cinco municípios possuem quatro candidaturas e quatro duas.
Os partidos com o maior número de candidatos a prefeitos são PP e MDB, com 10 cada um. O PSDB vem na sequência com seis. O PL e o PSD possuem três; o Podemos e o PSL, dois. Chama atenção que o PT, possui apenas um candidato a prefeito na Amrec: Chico Balthazar, em Criciúma. PDT e PSTU possuem somente um candidato: Rodrigo Minotto e Professor Ederson, ambos também em Criciúma.
Busca pela reeleição
Oito prefeitos buscam a reeleição na Região Carbonífera: Salvaro (PSDB), em Criciúma; Noi Coral (PP), em Morro da Fumaça; Gustavo Cancellier (PP), em Urussanga; Jaimir Comin (PP), em Treviso; Valdir Fontanella (PP), em Lauro Müller; Jairo Custódio (MDB), em Balneário Rincão; Jorge Koch (MDB), em Orleans e Rogério Frigo (PSDB), em Nova Veneza.
Em duas cidades, os prefeitos já estão no segundo mandato e quem vai concorrer são os atuais vices. O fato ocorre em Cocal do Sul, que tem Aninha (PP) como candidata e em Siderópolis, com o atual vice Xande Feltrin (MDB), na disputa.