Ainda há algumas candidaturas sob julgamento, outras em fase de recurso de indeferimento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas o quadro atual indica que 1.005 homens e mulheres da região carbonífera estão com seus registros confirmados para disputar as 112 cadeiras em jogo nas doze cidades. Para as prefeituras, são 37 candidatos confirmados.
Entre os concorrentes a prefeito, Criciúma está com seis deferidos e um indeferido com recurso, o candidato Professor Ederson (PSTU). Em Forquilhinha são quatro concorrentes confirmados e um indeferido e que recorreu, Juliano Arns (Podemos). Nas demais cidades, todos que lançaram candidaturas estão no jogo: quatro em Siderópolis, três em Cocal do Sul, Içara, Urussanga, Orleans e Lauro Müller, dois em Balneário Rincão, Morro da Fumaça, Nova Veneza e Treviso.
Os números para as Câmaras
Com a proporção atual de candidatos confirmados, a Amrec perfaz uma média de 8,9 candidatos por cadeira. Além dos 1.005 candidatos deferidos houve 25 indeferidos, 17 renúncias, oito indeferimentos com recursos e cinco que agurdam julgamento.
Entre os 25 indeferidos, duas situações curiosas. No Balneário Rincão, os oito candidatos registrados pelo PP não foram homologados pela Justiça Eleitoral. Assim, a sigla está sem concorrentes na disputa no município. Em Içara, houve o caso do candidato Albertino Armindo, que se lançou candidato por dois partidos: pelo PT e pelo Partido da Causa Operária, o PCO. Por dupla filiação, não passou no filtro do TRE.
No total, são 11 indeferidos no Balneário Rincão, oito em Içara, cinco em Criciúma e um em Treviso. Os indeferidos de Criciúma são quatro do Podemos e um do DEM.
Das 17 renúncias, nove foram registradas em Criciúma, entre as quais a do ex-vereador Vital Plotegher, que havia sido lançado pelo PDT, e de Lucas Dalló, que chegou a ser pré-candidato a prefeito pelo Podemos. Houve duas renúncias em Lauro Müller, Siderópolis e Içara e uma em Cocal do Sul e Forquilhinha.
Dos indeferidos que ingressaram com recursos, há três em Criciúma, dois candidatos a vereador do PSDB e uma do PT. Outros quatro são de Forquilhinha e um candidato está nessa condição em Urussanga.
Entre os cinco candidatos que ainda aguardam julgamentos dos seus registros, dois são de Criciúma (duas mulheres do PSL), dois de Içara e um de Lauro Müller.