O anúncio dos cortes em instituições de ensino, por parte do Ministério da Educação, tem gerado preocupação em todo o país, e não é diferente no Estado, pois mexeu também com o caixa do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Em âmbito estadual, houve redução de R$ 23,5 milhões de reais no orçamento, o que poderá comprometer na abertura de novos cursos.
O diretor-geral do IFSC Campus Criciúma, Lucas Dominguini, lembra que no mês de abril o Governo Federal já havia anunciado parte do bloqueio do orçamento das instituições federais de ensino. “Naquele momento o nosso bloqueio do nosso orçamento de custeio em Santa Catarina foi de 37% e esse é o recurso das nossas 22 unidades que temos em todo o Estado e desde lá, não tivemos nenhuma alteração no cenário, continuamos com esse montante bloqueado”, comenta.
Nesta semana, o IFSC recebeu a última parcela de orçamento não bloqueado, isto é, os 67% restantes que não foram bloqueados pelo Governo Federal já foram repassados. No momento, o valor é suficiente para manter todas as atividades normalmente, no entanto não é suficiente para chegar até o fim do ano. Vale ressaltar que até agora nenhuma atividade no Campus Criciúma foi comprometida e as aulas seguem normalmente.
Até o fim do ano terão mais nove turmas de qualificação profissional. “Temos também nosso processo seletivo para 2020 normalmente mantido, estamos inclusive com as inscrições abertas para quem quiser fazer o curso técnico integrado”, declara Dominguini. A instituição está comprando apenas o que é imprescindível e não está podendo adquirir os materiais para o próximo ano.
Ouça o podcast: