Para combater a desinformação e as fake news, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o WhatsApp, coloca à disposição um canal para que os eleitores possam tirar dúvidas sobre o pleito. Por meio de um chatbot ou assistente virtual, é possível checar se uma notícia é falsa e, ainda, consultar orientações sobre o processo eleitoral.
Utilizar a ferramenta é simples, basta mandar um 'Oi' para o número 55 61 9637-1078 no aplicativo. Na sequência, o robô envia uma lista de tópicos para selecionar, como por exemplo, consultar informações sobre biometria, local de votação e a situação eleitoral.
No aplicativo, o eleitor pode verificar se alguma informação já foi checada e validada pelas agências parceiras da Justiça Eleitoral. Ao encaminhar a notícia através de link ou texto, a inteligência artificial faz uma busca rápida pela internet e traz até o eleitor conteúdos já publicados e verificados sobre o assunto.
Caso a informação ainda não tenha sido analisada, ela é encaminhada ao checadores parceiros. Assim que o conteúdo estiver disponível, uma notificação é enviada a quem solicitou a verificação.