Nesta sexta-feira, 03, Policiais Militares de diversos lugares do Brasil realizarão uma simulação de roubo a banco em Siderópolis. O objetivo é recriar situações como a que aconteceu em Criciúma há um ano para que os agentes de segurança estejam preparados para atuar em contextos críticos. Essa simulação faz parte de um curso que está acontecendo nesta semana no 9º Batalhão de Polícia Militar, na capital do Carvão. PMs de Santa Catarina, Distrito Federal, de São Paulo e do Rio Grande do Sul participam da formação.
Segundo o major Mário Luiz Silva, coordenador do curso, afirmou que o assalto ao Banco do Brasil, de Criciúma, serviu de "inspiração" para a criação do projeto. "É um curso para capacitação para ações de combate ao crime organizado contra o patrimônio. O que melhor representa isso são os roubos a bancos. Nós vamos simular um domínio da cidade de Siderópolis, aos moldes, respeitando as proporções, com que ocorreu aqui em Criciúma há um ano. Na verdade, esse curso tem esse viés", afirmou ele.
Os militares ainda não decidiram com qual instituição financeira da cidade vizinha farão a simulação, fato que deve ser decidido ainda hoje.