Nenhuma morte por afogamento foi registrada nas áreas protegidas por guarda-vidas durante os 156 dias da Operação Estação Verão 2024/2025 no Sul de Santa Catarina. No entanto, sete pessoas perderam a vida em locais sem cobertura do Corpo de Bombeiros Militar: seis em água doce e uma no mar, fora do alcance das equipes.
O balanço foi divulgado com o encerramento da pós-temporada da operação, que começou em 15 de novembro e terminou em 20 de abril. Ao longo desse período, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) contabilizou mais de 1,6 milhão de ações preventivas nas praias sob sua responsabilidade: Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres.
Considerada a maior mobilização anual do CBMSC, a Operação Estação Verão é dividida em três fases — pré-temporada, temporada e pós-temporada — e envolve planejamento estratégico, logística detalhada e atuação constante para garantir a segurança de moradores e turistas. “Além do alto número de prevenções, encerramos mais uma vez sem nenhum óbito por afogamento em área guarnecida. Agora, com a chegada do outono e a diminuição da movimentação nas praias, o serviço é desmobilizado. Ainda assim, é importante que a população redobre a atenção ao frequentar locais sem supervisão”, alerta o subcomandante do 4º BBM, major Renan Fernandes.
Com o encerramento da operação, os postos de guarda-vidas deixam de funcionar até o início da próxima temporada de verão.