Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Até outubro, Centro de Inovação pronto em Criciúma (VÍDEO)

Alavancar negócios e servir de espaço para a criatividade na região estão entre as metas da estrutura, no antigo Complexo de Educação Nereu Guidi

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 01/03/2022 - 20:54 Atualizado em 01/03/2022 - 20:57
Fotos: Mayara Cardoso / Unesc
Fotos: Mayara Cardoso / Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Seguem as obras de adequação do antigo Complexo de Educação para abrigar o futuro Centro de Inovação de Criciúma (CRIO) na Rua Araranguá. "Estamos em uma pegada muito forte para consolidar esse sonho para toda a região. Estamos caminhando a passos largos para que isso de fato aconteça", garantiu o presidente do comitê de implantação do CRIO, Valmir Cabral da Silva Neto, em entrevista ao programa Conexão Sul desta terça-feira, 1, na Rádio Som Maior. "Temos vencido etapas a partir de 2020, quando obtivemos a liberação dos recursos pelo Estado, mais um aporte municipal. No ano passado tivemos uma grande frente com a Unesc, grande parceira, para iniciar as obras", relatou.

As obras vão em bom ritmo. "Agora estamos com as obras em andamento. Estivemos visitando com os colegas do Comitê e convidados e ficamos muito satisfeitos em ver que essa obra está seguindo, conforme o cronograma, apesar de algumas dificuldades", relatou. "Acreditamos que para meados de setembro, outubro, daí uma etapa importante, de documentação e fica pronto, mas não será possível utilizar imediatamente. No mais tardar início de outubro a nova estrutura física estará pronta", projetou.

Entre os objetivos do CRIO, estão alavancar negócios para o Sul catarinense. "Fomentando a inovação e trazendo o desenvolvimento local. Temos uma rede de centros de inovação e o nó que faltava nessa rede era o do Sul, teremos também um Centro de Inovação em Tubarão e o de Criciúma servirá para o extremo Sul", referiu.

Será, conforme Valmir, um espaço adequado para jovens se reunirem e avançarem em ideias novas. "Você poderá fazer com que os jovens e a comunidade empreendedora da região possam ter um local para fomentar ideias, disponibilizando um espaço para que essas novas empresas possam conversar entre si e criar negócios em parceria. E fazer com que as empresas já consolidadas tenham na própria cidade um apoio, que elas consigam encontrar empreendedores e empresas menores que possam municiar e fomentar as questões contratadas pelas empresas locais", comentou. 

Um dos objetivos é fazer do CRIO, também, um lugar para as escolas levarem seus projetos. "O espaço vai contar com espaços de mentoria, para reuniões diversas, individuais ou em grupo, teremos também um espaço de coworking, que permite essa troca entre negócios, pretendemos também encontrar uma forma de trazer o movimento maker para dentro do Centro de Inovação fazendo com que as escolas tenham acesso a esse ecossistema e que possam fazer atividades que despertem o interesse das crianças e adolescentes para a tecnologia, fazendo com que a empregabilidade nesse setor possa ser fomentada", completou.

Leia também - Unesc acompanha de perto obras no novo Centro de Inovação

Confira a entrevista do presidente do comitê de implantação do CRIO no podcast:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito