O ator e cidadão honorário de Criciúma, Mario Frias, deve ser anunciado até segunda-feira, 25, como novo secretário nacional de Cultura. A previsão foi feita pelo deputado federal, Daniel Freitas, amigo pessoal de Frias e próximo ao presidente Jair Bolsonaro.
"O Mario ainda não foi constituido de fato como secretário mas isso deve acontecer. Pelo menos as expectativas são reais pelo nome dele. É uma felicidade porque se trata de alguém que a gente sabe que tem capacidade intelectual, de gestão, experiência de cultura e alguém que está ligado a Criciúma, ao Sul do estado e a Santa Catarina", comemorou Freitas. Sobre a data que o ator assumiria o cargo, o deputado projetou: "Eu acredito que entre hoje e segunda-feira essa manifestação deva acontecer. A pasta não deve ficar vaga por muitos dias, não é saudável".
Segundo Freitas, na saída do secretário Roberto Alvim em janeiro, ele já havia levado o nome de Frias ao Planalto. "Era um possibilidade, mas o presidente tinha um desejo muito forte pela Regina Duarte naquele momento. Com a saída dela, o Mario Frias passa a ser o nome predileto do presidente da república, após ele ter o conhecido com mais profundidade", comentou o deputado.
A relação de Mario Frias com o governo Bolsonaro já vinha sendo construída. Com intermediação do deputado Daniel Freitas, ele já havia se encontrado com o ministro da Educação Abraham Weintraub algumas vezes, por exemplo. "Eu tenho convicção que se o presidente nomear o Mario Frias, a Cultura estará em boas mãos", concluiu o deputado.