O novo ano é um período em que sempre paramos para pensar e traçar metas e atividades as quais desejamos realizar ao longo de toda uma nova temporada. Pensando nisso, a psicóloga Ananda Figueiredo traçou algumas séries de desejos e recomendações que podem vir a fazer do seu 2020 um ano muito melhor.
Ananda destaca que nem tudo em um ano é bom, incrível ou maravilhoso como aparenta ser no momento da virada, e que precisamos deixar para trás, ainda na infância, aquele ideal fantasioso de que tudo será bom o tempo todo. “Desejo que vocês consigam se olhar como são, se observar e, a partir das características, se sentirem encorajados a escolherem as batalhas, aquelas que valem a pena serem trilhadas e aquelas em que precisamos ter a humildade de reconhecer que são impossíveis de se vencer”, comentou.
Para a psicóloga, é necessário entender e aceitar que algumas realidades não podem ser modificadas, e que todas as pessoas possuem pontos nem tão bonitos como esperamos - até porque nós mesmos também possuímos algumas características um tanto quanto feias. “Você também tem pontos não tão bonitos e, na medida em que o outro erra e você também, de um certo modo se cancela a capacidade de reivindicar a perfeição”, disse.
Ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros, dizendo que você não vai à algum lugar porque não quer quando você realmente não desejar, ao invés de inventar a desculpa de “não poder”, é também uma atitude recomendada por Ananda. Para isso, a psicóloga diz para que escutássemos e observássemos as nossas próprias verdades - com a consciência de que ela não necessariamente é a do outro.
“Que 2020 te traga erros também, e que você saiba também ressignificar bem os seus erros. Que você seja feliz, na realidade possível, nas condições possíveis, numa atitude de ação de clareza de verdade com aquilo que te atravessar de bom e, também, não tão bom”, concluiu Ananda.