Ciclovias na Avenida Centenário, Dia do Ciclista, Lei de Responsabilidade aos Danos do Patrimônio. Essas foram algumas das propostas que ganharam destaque na Audiência Pública de Mobilidade Urbana que ocorreu nesta semana, na Câmara de Vereadores de Criciúma.
A Comissão implantada em março deste ano visando acompanhar o desenvolvimento das ciclovias e mobilidade urbana do município. De acordo com o vereador Juarez Jesus (PSD), no prazo de 15 dias será encaminhado ao Executivo o relatório final. “Esse é um comitê temporária. A Prefeitura licitou uma empresa terceira pra realizar o Plano de Mobilidade, os projetos já foram iniciados’, comenta.
Atualmente, em Criciúma, há 13 quilômetros de ciclovia implantados e 23 quilômetros que estão em desenvolvimento. “A Comissão quer implantar ciclovia na Avenida Centenário, para que a via servisse como uma espinha dorsal, como um canal de ligação para todas as outras ciclovias”, explica o vereador.
“O Dia do Ciclista também deve ser incluído no calendário municipal e também uma vez ao mês fechar a faixa do amarelinho na avenida centenário para que os ciclistas utilizem sem preocupação. Não toda a avenida, apenas um trecho da via”, ressalta Jesus.
Para que os ciclistas tenham ainda mais segurança, será repassado ao Executivo para que troque as bocas de lobos de metal, que são alvo de furto, nas ciclovias. Esses atos deixam os bueiros abertos causando acidentes. Segundo Jesus, a ideia é trocar as bocas de lobo para um plástico ou concreto.
Um Projeto de Lei (PL) de responsabilidade aos danos de patrimônio também ganhou pauta na reunião. “Muitas placas de sinalização são furtadas e podem acarretar acidentes de trânsito”, finaliza o vereador.