Acontece na noite de hoje, às 19h, em Urussanga, uma audiência pública para debater questões envolvendo minas de carvão desativadas. Será organizada pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na Sociedade Recreativa Urussanga. O deputado Ivan Naatz (PV) falou sobre o assunto durante entrevista ao Programa Adelor Lessa.
“Esses ajustamentos de conduta não estão sendo cumpridos, não estão atendendo. Firmou-se compromisso de fazer essas recuperações e isso não está acontecendo. Queremos ouvir a comunidade de Urussanga, para pegar as informações necessárias e levar aos órgãos competentes”, destacou Naatz. Segundo ele, a audiência pública foi marcada para analisar a situação de mineradoras que pararam de atuar nas décadas de 1980 e 1990.
Inclusive duas empresas foram condenadas por ações danosas contra o meio ambiente em décadas passadas. Elas realizavam atividades nos bairros Santana e Rio Carvão. Agora o objetivo é reunir quem possa colaborar com a questão, para encontrar uma saída e reduzir os danos.
“Nós convidamos o Ministério Público, os órgãos de fiscalização ambiental. Nós sabemos que tem uma bancada de deputados estaduais fortes e essa bancada tem o compromisso com as mineradoras de carvão, então por meio dessa audiência queremos ouvir todos os envolvidos e que a gente possa combater essa poluição de rocha e de solo”, citou o deputado.