A Associação Serra Geral de Montanhismo (Asgem) celebrou os 20 anos de fundação no sábado (14). A festividade alusiva ao aniversário ocorreu no Museu do Montanhismo, em Siderópolis. A organização, sem fins lucrativos, visa difundir e organizar o montanhismo e a escalada na Região Sul de Catarina.
Fundada em 2004, a Asgem nasceu por conta do aumento de turistas para a região. "Surgiu da necessidade de organizar o montanhismo para evitar problemas com o aumento do fluxo de pessoas adentrando as montanhas da serra, com o potencial de causar conflitos e transtornos", conta o presidente da associação, Elias Cardoso, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
Um ponto abordado na entrevista foi a denominação equivocada da palavra "serra", que deveria ser tratada como uma cordilheira. "Nós temos aqui inúmeras serras, e o termo serra é muito mal empregado, ele confunde estrada com um conjunto de montanhas. Porque uma montanha é um pico, uma serra é um conjunto de montanhas, e uma cordilheira é um conjunto de serras", analisa Cardoso
Dentro desses 20 anos, a Asgem foi responsável pela criação de outros projetos, para o auxílio dos montanhistas, como o Paesg. "É um grupo de prevenção e apoio a emergências na Serra Geral. Um grupo voluntário de busca e salvamento que vem dar apoio às autoridades competentes da região em algum episódio, como alguém perdido ou machucado", explica o presidente da associação.
Ouça, na íntegra, a entrevista do presidente da associação ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior: