Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Campanha de Vacinação contra a Gripe inicia nesta segunda em SC

Vacinação contra a gripe será estendida a toda a população em maio

Por Bianca Mesquita 07/04/2025 - 06:00

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a chegada do outono e a mudança de temperatura, os casos de doenças respiratórias tendem a aumentar. Para combater a propagação do vírus da gripe e evitar complicações, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina iniciará a 27ª Campanha de Vacinação contra a Influenza no próximo dia 7 de abril.

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, confirmou que a campanha seguirá o calendário vacinal oficial. "Terminamos a distribuição das vacinas para todos os municípios e regionais de saúde esta semana. Nesta primeira etapa, serão disponibilizados 224 mil imunizantes, com um total de 3,3 milhões previstas para Santa Catarina", afirmou Demarchi. 

A meta é imunizar pelo menos 90% do público-alvo, composto por idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas. "disponível nas unidades básicas de saúde, policlínicas, de acordo com a organização de cada um dos municípios. Cada um dos municípios também trabalhando com a sua comunicação, pra explicar pra população onde, onde vão estar disponíveis nas suas unidades", ressaltou o secretário.

Ampliação da vacinação para toda a população

Uma das novidades deste ano é que, a partir do dia 10 de maio, a vacinação será aberta para toda a população, não apenas para os grupos prioritários. "Já fechamos isso com os secretários municipais de saúde na semana passada. Muitas vezes, pessoas que não estão no grupo prioritário querem se vacinar, e o tempo de liberação do Ministério da Saúde pode ser longo. Este ano, decidimos agilizar esse processo", explicou Demarchi.

A vacina aplicada na rede pública é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, principais causadores de doenças respiratórias graves.

Recuperação da cobertura vacinal

Nos últimos anos, Santa Catarina já foi referência em cobertura vacinal, atingindo índices próximos a 100%. No entanto, houve uma queda na adesão, e em 2023, apenas 58% do público-alvo se vacinou. "Mesmo com um percentual superior à média nacional de 52%, queremos melhorar esses números. Nós trabalhamos na base, com agentes comunitários de saúde e campanhas informativas, para retomar a confiança da população", destacou Demarchi.

Contabilização de vacinas aplicadas na rede privada

Um ponto levantado pelos ouvintes durante a entrevista foi se as vacinas aplicadas na rede privada entram na contagem da cobertura vacinal. Segundo Demarchi, "as clínicas particulares deveriam enviar os dados para a Rede Nacional de Dados em Saúde, mas essa informação não é consolidada de forma qualificada na base nacional. Por isso, os números oficiais acabam não refletindo essas doses aplicadas no setor privado".

A Campanha de Vacinação contra a Gripe é uma iniciativa fundamental para proteger a população e evitar o agravamento das doenças respiratórias. "Nosso objetivo é vacinar o máximo de pessoas e reduzir internações. A imunização é a melhor forma de prevenção", concluiu o secretário.

Ouça, na íntegra, a entrevista com o secretário:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito