Mobilidade urbana e inovação tecnológica são as prioridades para Criciúma nos próximos quatro anos. Isso é o que revela um estudo realizado pela Betha Sistemas, empresa de soluções tecnológicas para gestão pública, que analisou os planos de governo de prefeitos eleitos nas cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes, que somadas, representam quase metade da população de Santa Catarina: Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Palhoça, Criciúma, Jaraguá do Sul, Lages, Brusque, Balneário Camboriú, Tubarão e Camboriú. Pelo levantamento, o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD), o Vaguinho, aposta, pelos próximos quatro anos, em melhorias no trânsito e no uso da tecnologia para o futuro da educação e infraestrutura.
Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior, nesta quinta-feira (16), o CEO da empresa, Aldo Garcia destacou que, embora o trânsito em Criciúma seja considerado tranquilo se comparado a grandes metrópoles, a cidade ainda enfrenta desafios relacionados à mobilidade urbana. "Aqui, em Criciúma, não temos grandes congestionamentos, é possível atravessar a cidade em poucos minutos. No entanto, a busca por conforto é uma constante na nossa cultura, e por isso a administração está atenta à modernização do trânsito", explicou. Ele citou a utilização de tecnologias para a melhoria da fluidez, como o uso de semáforos inteligentes.
Além disso, um ponto significativo do plano de Vaguinho é o investimento em educação tecnológica. Garcia mencionou que a cidade planeja implementar escolas públicas focadas em robótica e áreas voltadas ao desenvolvimento de tecnologia e inovação. "Criciúma sempre formou excelentes profissionais, mas muitos acabam deixando a cidade em busca de oportunidades. Agora, com a criação de escolas voltadas para a robótica e tecnologia, a intenção é manter esse talento em casa e fomentar o desenvolvimento local", afirmou.
Ouça na íntegra o que disse o CEO da Betha Sistemas, Aldo Garcia: