O município de Criciúma é o número um em ocorrências de furtos de fios em Santa Catarina. O dado foi revelado por Maike da Silva, gerente da Agência Regional de Criciúma (Arcri) da Celesc, em entrevista ao Programa Adelor Lessa nessa quinta-feira (13).
O gerente entrou em detalhes sobre as razões dessa estatística. "Nós temos algumas questões aqui em Criciúma. Nós instalávamos muitos cabos de cobre nos anos 90, até no início dos anos 2000, em virtude da poluição que a gente tinha em virtude do carvão. Então, nós tínhamos que instalar o cabo de cobre. Hoje, já não faz mais sentido. Mas, em virtude disso, nós temos muito cabo de cobre no centro da cidade, ainda. É uma característica diferente de outros municípios, que hoje já tem alumínio. Hoje a gente tem a necessidade de instalação de condutores de cobre somente nas áreas de veraneio, nas áreas que tem muito salitre, para evitar a corrosão do cabo", explica.
Mike da Silva disse ainda que a solução é substituir o cobre pelo alumínio, e que o processo já está em andamento. "Nós temos um programa que já está avançado em relação à instalação de cabos multiplexados de alumínio, o que realmente coíbe um pouco o furto desses condutores", comenta.
Ouça na íntegra a entrevista do gerente da Arcri da Celesc, Maike da Silva, ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior: