As filas nos pedágios da BR-101, que chegam a se estender por até cinco quilômetros, lideram as denúncias registradas no Procon de Santa Catarina. Segundo a delegada e diretora do órgão, Michelle Alves, a situação tem gerado transtornos significativos aos motoristas, especialmente no período de alta temporada turística. “Em casos de demora excessiva, que ultrapassem os limites contratuais, como mais de 10 ou 15 minutos parado em um raio de 200 metros do pedágio, o consumidor tem o direito de registrar a situação e exigir isenção do pagamento”, explicou a delegada, em entrevista na manhã desta quarta-feira (22), ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior.
A partir de denúncias recebidas pelo canal Zap Denúncia, o Procon já notificou as concessionárias responsáveis – Arteris e CCR ViaSul – e cobrou medidas para evitar cabines vazias nos horários de maior fluxo. Entre as soluções sugeridas, estão o monitoramento mais eficiente e a disponibilização de painéis com estimativas de tempo de espera.
Ouça na íntegra o que disse a diretora do Procon de Santa Catarina, Michelle Alves: