Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) Deputado federal catarinense critica pedido de aumento de vagas para deputados

Rafael Pezenti pretende redistribuir as 513 vagas entre os estados

Por Davi Brabos 21/01/2025 - 15:37 Atualizado há 7 horas
Foto: Câmara dos Deputados
Foto: Câmara dos Deputados

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma proposta, formulada por integrantes da Câmara dos Deputados cogita aumentar o número de deputados federais no Brasil. Hoje, no país, há 513 vagas no parlamento, com o possível aumento, a quantidade iria subir para 531. Outro projeto, apresentado que ganha força é o de manter os 513 deputados, mas com uma redistrubuição de vagas entre os estados. Com a redistribuição das vagas, Santa Catarina teria um maior número de representantes em Brasília

Para um dos representantes de Santa Catarina no parlamento, o deputado federal Rafael Pezenti (MDB), que foi o responsável por apresentar o projeto de redistribuição de vagas, o aumento não é necessário. "Nós somos em 513, já é um número mais que suficiente. Se fosse para mexer, acho que teremos que mexer para menos", opina, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior. O entrevistado faz uma comparação com o número de deputados nos Estados Unidos, para justificar seu ponto. "Eles têm 335 milhões de habitantes e 435 deputados, menos deputados do que nós. Não precisamos de mais deputados, precisamos é redistribuir melhor esses 513 entre as unidades da Federação", avalia.

O deputado catarinense apresentou a proposta de redistribuição das vagas no congresso e, segundo ele, o projeto possui mais força, em comparação ao que pede o aumento de cadeiras. "Já está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça, quase conseguimos aprovar no final do ano passado, mas houve uma movimentação inesperada de alguns estados neutros que nem ganharão e nem perderão vagas e o projeto precisou dar uma segurada", explica.

Ouça, na íntegra, a entrevista do deputado federal ao Programa Adelor Lessa:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito