O dia 20 de novembro, instituído como feriado nacional em 2023, marca a celebração da Consciência Negra no Brasil, em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão. Para a coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) da Unesc, professora Normélia Lalau de Farias, a data representa muito mais que um feriado: é o reconhecimento das lutas históricas do movimento negro. "O 20 de novembro é uma data de reflexão sobre o nosso passado e as lutas que ainda temos pela frente", afirma. Ela destaca que a luta antirracista não deve se limitar a um único dia, lembrando que "somos negros 365 dias, o ano inteiro, não apenas em novembro", salienta.
A professora também enfatiza a importância de um “letramento racial” para que a sociedade possa compreender e combater o racismo estrutural, que continua presente em diversas esferas. “Precisamos de uma educação que valorize a cultura negra e que, de fato, promova a equidade social”, completa.
Ouça na íntegra a entrevista da coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) da Unesc, Normelia Ondina Lalau de Farias, ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior: