Há mais de três décadas, o bombeiro Agenor Castagna buscou a realização de um sonho, passando a dividir o seu tempo entre a Corporação e um novo empreendimento, fundado por ele, na produção de mel. Assim nascia a Minamel, empresa que, com muita dedicação e investimentos, foi se expandindo, alcançando novos territórios e hoje é uma das principais empresas nacionais no ramo da apicultura.
Edvilson Machado, gerente nacional de marketing e inovação da Minamel, detalha a realidade da empresa e a força que ela tem no mercado. "A Minamel, hoje, se tornou uma global, vamos dizer assim. Em 2023, agora, ela teve uma fusão com uma empresa do norte do Paraná, que é uma das maiores exportadoras de mel do país. Hoje nós estamos com três unidades fabris: a matriz fica aqui em Içara, que produz tanto para o mercado interno quanto para exportação, a outra unidade, também, similar, no Paraná, e nós temos uma unidade em Crato, no Ceará. Essa unidade só exporta", relatou.
A empresa desenvolveu também relações internacionais que impactam positivamente nas exportações do produto, segundo o gerente. "Hoje a gente tem, praticamente, uma produção diária de 120 toneladas/dia de mel. Existe um sócio americano dentro da operação, também. O maior mercado consumidor é o mercado americano, e esse sócio da Minamel é praticamente o maior comprador de mel orgânico do mundo", revelou.
Ouça a íntegra da entrevista do gerente da Minamel Edvilson Machado ao Programa Adelor Lessa especial de aniversário de Içara na Rádio Som Maior: