Embora tenha retornado ao cargo nessa terça-feira (12), após relaxamento de medida cautelar que o manteve afastado do cargo por quase dois meses, a situação jurídica do prefeito reeleito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), segue na fase de investigação, explicou o advogado Diego Campos. O prefeito é indiciado, com outras 17 pessoas, na Operação Maktub, por suposta fraude em licitação. “Neste momento, a autoridade policial, por meio da DECOR, trouxe o seu relatório e apontamentos, mas ele ainda não está denunciado. A investigação segue com o Ministério Público realizando sua análise, o que inclui um filtro de documentos e informações para garantir que o Neguinho não seja indevidamente denunciado,” explicou Campos.
O advogado também ressaltou que, caso o prefeito venha a ser denunciado, isso não implicará sua condenação. “Ele terá a oportunidade de apresentar suas provas e sua versão durante o processo, respeitando sempre o contraditório,” afirmou Diego Campos. Além disso, Campos esclareceu que, por ora, o prefeito permanece sendo investigado e que a única medida cautelar imposta é a proibição de comunicação com outros investigados ou testemunhas, para garantir a integridade da investigação. “Após a decisão judicial, ele retornou ao cargo de prefeito, dando continuidade ao seu mandato, que foi reeleito com quase 55% dos votos,” finalizou o advogado.
Ouça na íntegra o que disse o advogado de defesa do prefeito Neguinho, Diego Campos, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior: