Uma reunião entre ex-trabalhadores da antiga Carbonífera Próspera, em Criciúma, irá acontecer nesta segunda-feira (17), para a reivindicação de direitos, que alegam não terem sido respeitados pela empresa, após a privatização e demissão dos funcionários. A assembleia acontece a partir das 8h, no campo de futebol do Bairro Argentina.
Um dos organizadores do encontro é o ex-minerador Eli Leopoldo, que solicita a participação dos ex-trabalhadores, ou também a presença de familiares. "Gostaríamos de primeiramente fazer um clamor a todos, a todos os ex-trabalhadores, mineiros, viúvas, trabalhadores, familiares, para adquirir os seus direitos", convocou, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
O principal ponto discutido é a aplicação da Lei 8.878/94, que, segundo Leopoldo, garantiria a reintegração de trabalhadores demitidos no período da privatização da empresa, ou uma compensação financeira justa, para aqueles que não podem mais retornar ao trabalho. “A nossa busca é por valorização. Muitos estão acamados, doentes e não podem voltar a trabalhar”, explicou.
Conforme informado pelo entrevistado, a empresa que adquiriu a Carbonífera Próspera, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), segue ativa e, portanto, o questionamento pelos direitos dos ex-trabalhadores é válida. "Nós fomos perseguidos, assediados, e hoje estamos buscando nossa valorização", destacou. Até o momento, cerca de 500 mineiros ainda aguardam entrada no processo de reivindicação.
Ouça a entrevista do ex-minerador, na íntegra: