Autoridades políticas e empresariais do estado de Santa Catarina se reuniram na tarde dessa quinta-feira (6), em Florianópolis, para discutir a concessão e a manutenção de voos do Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna. No encontro, sediado pelo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, estiveram presentes os dirigentes de associações, prefeitos e dirigentes municipais.
Uma das pautas abordadas na conversa foi a saída da companhia aérea Azul, que irá deixar de operar na região a partir de março. Com isso, o Governo do Estado já está em conversas com outra empresa para o lugar. "Está uma conversa do Governo do Estado com a Latam pra colocar mais um horário de voo, e está uma conversação com a Gol também, pra o mesmo desconto que eles estavam dando no combustível da Azul repassar para a Gol", informa o precidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Alexsandro da Cruz Barbosa, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
Em novembro, o Aeroporto teve sua concessão leiloada, e vencida pelo Consórcio Aeroportuário Regional Sul. Os novos responsáveis ainda não assumiram efetivamente a administração do aeroporto. Segundo Barbosa, a empresa tem até abril para tomar conta do Aeroporto Regional Sul. "O próprio Beto, juntamente com a empresa, vai avisar toda a região sul para fazer essa assinatura da concessão no próprio Aeroporto de Jaguaruna, mas o prazo máximo é abril", conta.
Até o momento, a vencedora ainda não informou como serão realizados os investimentos no local. "Eles não chegaram a abrir investimentos, eles só comentaram que eles vão fazer a melhoria no hangar. Com relação à ampliação da pista, o alargamento, a responsabilidade é do governo do estado, só que o governo vai fazer esse serviço de alargamento da pista quando for da necessidade", diz Alexsandro.
O presidente da Acic, de Criciúma, Franke Hobold, também estava na reunião, e revelou que saiu esperançoso da conferência. "Por um lado saí otimista, porque ao menos a gente tá vislumbrando uma nova empresa que vai assumir o aeroporto ,e é uma empresa que fez o investimento que fez pra ter o aeroporto, eu acredito que não venha pra perder dinheiro", opina. Apesar da confiança, ele também tem um pé atrás. "Me preocupou muito a baixa ocupação dos voos que estão saindo e chegando em Jaguaruna", relata.
Ouça o que disseram os presidentes da Acit (Tubarão) e da Acic (Criciúma) ao Programa Adelor Lessa: