Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) Lideranças, autoridades e entidades lamentam morte de Guido Búrigo

Empresário faleceu nessa terça-feira (07)

Por Fernanda Zampoli 07/01/2025 - 10:30 Atualizado em 07/01/2025 - 14:24
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O empresário Guido Búrigo, de 74 anos, faleceu nesta terça-feira (7), deixando um legado de contribuições ao desenvolvimento de Criciúma e da região sul de Santa Catarina. Apaixonado pela cidade e pelo Criciúma Esporte Clube, Búrigo foi reconhecido por sua atuação no meio empresarial e social, tendo sido presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e também presidente do clube que era torcedor.  Lideranças, empresários, autoridades e entidades ao longo da manhã se manifestaram em pesar. Búrigo deixa a esposa Rosângela e o filhos Joana e Guido. "Ele era apaixonado pelo Criciúma, pelo Criciúma Esporte Clube, e sempre esteve envolvido na área econômica e social. É realmente uma grande perda para o sul".

Ouça o que disse o ex-presidente Valcir Zanette: 

O jornalista Adelor Lessa ressaltou a energia e a entusiasmo de Guido. "Ele disse: 'Se tiver alguém mais apaixonado por Criciúma aqui, que se apresente'. Era um dos maiores apaixonados que a cidade já teve. Sempre prático, sem tempo ruim, Guido estava ativo em tudo o que fazia", ​​lembrou.
Ouça o que disse o jornalista, Adelor Lessa:

Franke Hobold, presidente da Acic, também lamentou profundamente a perda. "Ele não foi apenas importante para a Acic, mas para toda a região. Sempre envolvido e atuante, Guido foi um grande presidente e participou recentemente da homenagem de 80 anos da entidade. É uma perda imensa para Criciúma e para a região"

Ouça o que disse o presidente da Acic, Franke Hobold:

Trajetória no associativismo

Empresário do ramo metalmecânico, Guido Búrigo presidiu a Acic de 1993 a 1997, quando a entidade vivenciou importantes transformações. Um dos marcos de sua gestão foi a aquisição da primeira sede própria da Acic. Até então, a associação funcionava no Edifício Manique, mas a necessidade de um espaço adequado e independente motivou a busca por uma nova casa. Durante uma assembleia, Búrigo sugeriu a compra de um imóvel localizado na Rua XV de Novembro. Em janeiro de 1995, a entidade mudava-se para o seu primeiro endereço próprio. Outro feito relevante de sua administração foi a construção da sede do Batalhão da Polícia Militar. Os recursos para a obra foram garantidos com o pagamento de ICMS pelos empresários da região ao Governo do Estado.

Durante sua gestão, Búrigo também foi responsável por uma expansão significativa da base de associados da Acic, que saltou de 137 para cerca de 1,4 mil membros, incluindo uma ampla participação de pequenos empresários. Esse crescimento consolidou a força da associação e ampliou sua influência na defesa dos interesses da classe empresarial. Guido Búrigo também exerceu papéis de destaque ao longo de sua trajetória, sendo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Criciúma (Sindmetal) por mais de 25 anos, presidente do Criciúma Esporte Clube e vice-presidente da Fiesc.

Criciúma Esporte Clube emite nota de pesar ao ex-presidente

Guido Búrigo presidiu o Tigre no começo da era Criciúma Esporte Clube, entre 1981 e 1982, pouco tempo após a mudança de nome (de Comerciário para Criciúma). O clube emitiu uma nota de pesar ao ex-presidente, leia na íntegra:

"O Criciúma Esporte Clube e seu Conselho Deliberativo lamentam profundamente o falecimento do seu conselheiro vitalício e ex-presidente do clube, senhor Guido José Búrigo. Mandatário no ano de 1981, ele falece nesta terça-feira (07/01), aos 74 anos, deixando a esposa Rosângela e seus filhos Joanna e Guido.  

O Criciúma está de luto e enviou um coroa de flores para o velório. Em sua homenagem, o clube solicitará um minuto de silêncio a ser respeitado na partida de estreia da temporada contra o Concórdia no estádio Heriberto Hulse. O jogo da segunda rodada do Campeonato Catarinense ocorre no dia 19 de janeiro (domingo) e vale a taça da Recopa estadual.

O clube por tudo que o senhor Guido Búrigo fez pelo Criciúma Esporte Clube e prestamos condolências aos amigos e familiares. O velório acontece a partir das 8 horas no Crematório Millennium e o cerimonial de despedida a partir das 16 horas."

Associações também lamentam a perda de Guido Búrigo

A Associação Empresarial de Criciúma, que teve Guido Búrigo como presidente, soltou uma nota, lamentando o falecimento de Guido. Veja aqui.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), onde Búrigo foi vice-presidente, emitiu um comunicado, destacando a presença do empresário no associativismo. Leia o comunicado aqui.

Governador se solidariza com os familiares

O governador do estado, Jorginho Mello (PL), foi outra autoridade a se manifestar nesta terça. Em um comunicado nas redes sociais, Mello destacou Guido como figura importante no desenvolvimento econômico de Criciúma. Leia na íntegra:

"Manifesto meu profundo pesar com a morte de Guido Búrigo, aos 74 anos. Empresário, ex-presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e figura marcante no desenvolvimento econômico e político da cidade de Criciúma.

Meu abraço solidário à esposa Rosângela, aos filhos Joana e Guido, e a todos os familiares e amigos."

O prefeito Vagner Espíndola e a Câmara de Vereadores se manifestaram, através de nota. 

"A Administração Pública Municipal de Criciúma, em nome do prefeito Vagner Espíndola e do vice-prefeito Salésio Lima, lamenta, com profunda tristeza, a morte do empresário e ex-presidente da Associação Empresarial de Criciúma, Acic, Guido Búrigo, aos 74 anos.  Diretor do Grupo Búrigo, uma das maiores empresas de construção e incorporação da região, e ex-presidente da Associação Empresarial de Criciúma. Guido foi uma figura importante para o desenvolvimento econômico da cidade. Na política, teve uma longa trajetória no PP, e na década de 1990 foi candidato a vice-prefeito em Criciúma e concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa. O empresário foi o mais jovem presidente do Criciúma Esporte Clube, assumindo o cargo aos 22 anos, em 1973", frisou o prefeito em parte da nota.

"Neste momento de dor, a Câmara de Vereadores presta solidariedade à sua esposa Rosângela, aos filhos Joana e Guido, e a todos os familiares e amigos, reafirmando o reconhecimento ao papel importante que Guido desempenhou em nossa história. Que sua trajetória inspire futuras gerações e sua memória seja honrada com respeito e gratidão", diz parte da nota enviada pelo Legislativo. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito