Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) Moradores da região discutem APA da Baleia Franca

Demarcação de área de preservação afeta cerca de 50 mil famílias

Por Eduardo Tartarotti 14/01/2025 - 09:09 Atualizado há 10 horas
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um abaixo-assinado em favor dos moradores da região da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca está sendo discutido. Dentro da chamada "linha vermelha", que marca o início da área de preservação, existem casas em vias de serem demolidas, terrenos vendidos nos quais não se pode construir e até mesmo locais onde a energia foi cortada.

Líder da iniciativa, a Deputada Federal Geovania de Sá, do PSDB, explica a extensão da área afetada e a justificativa da atitude. "Nós falamos de um litoral que pega desde a Praia do Rosa até o norte de Balneário Rincão. São mais ou menos 50 mil famílias que estão sendo atingidas. Famílias que moram lá e turistas que tem suas casas na região. Então, nós levantamos essa bandeira porque vimos uma injustiça social. Essas famílias construíram esses locais para os seus filhos. Tem turistas, mas na grande maioria são moradores", revela.

Ainda segundo a parlamentar, a questão já foi encaminhada à Advocacia Geral da União. "Tive duas reuniões com o Ministro Jorge Messias, e disse a ele que todos queremos ter a baleia, mas ela está no mar, e não na terra. Quem está na terra somos nós, seres humanos, famílias que residem ali", conta. 

Ouça na íntegra a entrevista da Deputada Federal Geovania de Sá ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito